O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MORRE JOÂO BOSCO MOYSES

João Bosco Moysés era  ex-prefeito do município de São João de Pirabas, no Pará, e mecenas eterno da Escola de Samba  Rancho Não Posso me Amofinar, onde era tido como eterno presidente.

Tido como um dos principais dirigentes do jogo do bicho no Estado, através da vertente denominada de 'O Parazão', João Bosco Rufino Moysés, morreu nesta segunda-feira no município de São João de Pirabas, nordeste do Estado do Pará, distante da capital 200 quilômetros de Belém. 
Bosco Era natural de Benevides, região metropolitana da capital, e morreu aos 74 anos depois de  sofrer um ataque cardíaco fulminante. Fez carreira política no nordeste do Estado, onde foi prefeito de São João de Pirabas entre os anos de 1998 e 2006, pelo PR, tendo atuado como deputado estadual, se desligando do partido em setembro de 2011, para disputar as eleições de 2012 pelo PSDB do governador Simão Jatene, que atualmente  governa o Estado; porém não chegou a concorrer por problemas de saúde.
 
O corpo de Moysés ainda continua no hospital de São João de Pirabas, aguardando liberação. Assim que tomaram conhecimento do fato, familiares e amigos do ex-prefeito deslocaram-se para este município que fica aproximadamente 20 Km de distância de Salinópolis, onde se encontravam em férias.

  CARNAVAL DO JURUNAS

Bosco Moysés comandou por nove anos a premiada Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, neste período, arrebatou 9 títulos consecutivos, inclusive o último que foi para avenida  como  'Tempo de Crianças', cujo o enredo foi repetido na gestão de seu velho amigo Jango Vidal, conquistando o título de campeão do carnaval paraense.
 
 

Bosco, José Manoel Lhamas e Jango Vidal construíram juntos o que é hoje a sede do da Escola de samba Rancho Não Posso me Amofinar. A sede antes era de madeira, na rua dos Timbiras com a Honório José dos Santos, no Jurunas, bairro que aprendeu a amar, onde tinha residência fixa.
 
Apesar de ultimamente não comparecer com assiduidade na Escola de samba, procurava acompanhar tudo que se passava na mesma,ajudando sempre. 
A Velha Guarda da escola era a sua paixão maior e, sempre que realizavam-se quaisquer eventos na cidade de S. J. de Pirabas, onde  residia a maior parte do seu tempo, mandava um ônibus especial para buscar a 'Bateria Nota 10' do Rancho e os integrantes da Velha Guarda da Escola, dentre as quais, a sra. Alzira, Milta, Barata e tantas outras personagens conhecidas, que viveram a época e fazem parte marcante da história do samba e do carnaval do 'Rancho' jurunense, quando Bosco Moysés  comandava com mão de ferro a escola de samba. 
 
 
Com informações do Jornal Correio Jurunense

Nenhum comentário:

Postar um comentário