O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 10 de agosto de 2014

JAMENTE: Ação da PGE contra a CELPA em nada aproveita ao consumidor paraense





A Procuradoria Geral do Estado do Pará, com o viés de insurgência contra o aumento requerido pela  CELPA e autorizado pela ANEEL, de 34,96%, ajuizou Ação Civil Pública que tenta impedir a concessionária de aplicar o aumento referido.O governo aproveita o desconhecimento da população para cinicamente induzi-la em erro de avaliação e aproveitar politicamente o objeto: todos os que leem a notícia imaginam que, caso o governo logre êxito na empreitada, o aumento será represado e as contas de luz manterão os preços anteriores para todos os consumidores, o que não é verdade. 
 
O Estado do Pará é pessoa jurídica de direito público interno e como tal não tem legitimidade para representar a população judicialmente. Caso logre êxito na empreitada, os efeitos auferidos serão exclusivamente restritos a ele, ou seja, o aumento não será aplicado apenas nas contas de consumo dos bens pertencentes ao Estado, e a população continuará recebendo a conta com o aumento de 34,96%.
Só quem pode acudir a população em uma ação da espécie é o Ministério Público Federal, que já ensaia o procedimento com maior e mais responsável embasamento, sem o açodamento do governo do Pará, que pretende apenas enganar a população em momento eleitoral.
Como o disse o Marquês de Maricá, “há enganos que nos deleitam, como desenganos que nos afligem”, mas para tal estratagema, que acha que todos são bobos, volto com aquela do Alphonse Allais: “O cinismo destrói a eficácia.” 


 Fonte: Análise de Conjuntura

Um comentário:

  1. Falar em esquerda caviar. Lendo um livro sobre Fidel Castro, está na hora de escrever um livro sobre a esquerda escocesa (só no wisk).

    ResponderExcluir