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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Galeão: Consórcio Aeroportos do Futuro vence leilão com lance de R$ 19 bilhões

Confins foi arrematado pelo AeroBrasil. Ágio total chegou a 251,74%

O Aeroporto do Galeão foi arrematado pelo Consórcio Aeroportos do Futuro em leilão realizado na manhã desta sexta-feira (22), em São Paulo, por R$ 19,018 bilhões - um ágio de 293,9% com relação ao lance mínimo de R$ 4,82 bilhões.
O Aeroportos do Futuro é composto pela construtora Odebrecht, com 60% de participação, e pelo operador Excelente B.V, com participação de 40%
Já o Aeroporto do Confins foi arrematado por R$ 1,82 bilhão pelor Consórcio AeroBrasil, com ágio de 66% (o lance minimo era de R$ 1,09 bilhão). O AeroBrasil é composto pela Companhia de Participações em Concessões CPC, controlada pela CCR (75%), Zurich Airport International AG (24%) e Munich Airport International Beteiligungs GMBH (1%).
O Governo federal vai arrecadar R$ 20,838 bilhões com o leilão de Galeão e Confins, o que representa um ágio de 251,74% em relação ao mínimo fixado, informou o diretor de operações da Bovespa, André Demarco. 
O leilão para concessão dos direitos de ampliação, manutenção e exploração dos aeropoertos internacionais Antonio Carlos Jobim - Rio de Janeiro (Galeão) e Tancredo Neves - Belo Horizonte (Confins) foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Bolsa de valores de São Paulo.
300613 viracopos Funcionários do Aeroporto de Viracopos suspendem paralisação
No mês de outubro passado, funcionários em Viracopos fizeram protestos contra privatização deste oneroso setor que sangra recursos preciosos em favor das elites estabelecidas nas luxuosas estruturas construídas, recursos que poderiam ser melhor aplicados na educação,saúde e segurança pública da população.
Estavam na disputa do Galeão os Consórcio Aeroportos do Futuro; Consórcio Sócrates (que ofereceu R$ 14,5 bilhões) e o Consórcio Novo Aeroporto Galeão (que ofereceu R$ 13,113 bilhões). 
Os consórcios que disputavam Confins eram o AeroBrasil (com lance inicial de R$ 1,4 bilhão) e o Aliança Atlântica Aeroportos, que ofereceu R$ 1,096 bilhão.
Juntos, os dois aeroportos movimentam 14% do total de passageiros do País, 10% da carga, e 12% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. Tanto o Galeão quanto o aeroporto de Confins terão fiscalização e gerenciamento da Anac, assim como os aeroportos de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, concedido em agosto de 2011; o de Guarulhos e o de Viracopos, em São Paulo; além do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, que foram leiloados em fevereiro do ano passado.

Atualmente, o Galeão movimenta, por ano, cerca de 17,5 milhões de passageiros. O prazo de concessão será de 25 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por mais cinco anos. Segundo a Anac, a expectativa é que 60 milhões de passageiros utilizem o aeroporto em 2038, ano em que acaba a concessão. A estimativa de investimentos está prevista para R$ 5,7 bilhões.
Em alguns aeroportos existem verdadeiros shoppings centers de alto  luxo e lanchonetes que cobram preços absurdos!. A manutenção destas estruturas burguesas e faraônicas é cara e não deve ser bancada com o bolso do contribuinte.

Já o vencedor do lance pela administração de Confins investirá, pelo menos, R$ 3,5 bilhões no aeroporto. O prazo de concessão será de 30 anos, também com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Atualmente, o movimento é de 10,4 milhões de passageiros por ano, e ao fim da concessão, a expectativa é de 43 milhões de passageiros utilizando o aeroporto anualmente.


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