Confins foi arrematado pelo AeroBrasil. Ágio total chegou a 251,74%
O Aeroportos do Futuro é composto pela construtora Odebrecht, com 60% de participação, e pelo operador Excelente B.V, com participação de 40%
Já o Aeroporto do Confins foi arrematado por R$ 1,82 bilhão
pelor Consórcio AeroBrasil, com ágio de 66% (o lance minimo era de R$
1,09 bilhão). O AeroBrasil é composto pela Companhia de Participações em
Concessões CPC, controlada pela CCR (75%), Zurich Airport International
AG (24%) e Munich Airport International Beteiligungs GMBH (1%).
O
Governo federal vai arrecadar R$ 20,838 bilhões com o leilão de Galeão e
Confins, o que representa um ágio de 251,74% em relação ao mínimo
fixado, informou o diretor de operações da Bovespa, André Demarco.
O
leilão para concessão dos direitos de ampliação, manutenção e
exploração dos aeropoertos internacionais Antonio Carlos Jobim - Rio de
Janeiro (Galeão) e Tancredo Neves - Belo Horizonte (Confins) foi
realizado na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Bolsa de valores de São Paulo.
No mês de outubro passado, funcionários em Viracopos fizeram protestos contra privatização deste oneroso setor que sangra recursos preciosos em favor das elites estabelecidas nas luxuosas estruturas construídas, recursos que poderiam ser melhor aplicados na educação,saúde e segurança pública da população. |
Estavam
na disputa do Galeão os Consórcio Aeroportos do Futuro; Consórcio
Sócrates (que ofereceu R$ 14,5 bilhões) e o Consórcio Novo Aeroporto
Galeão (que ofereceu R$ 13,113 bilhões).
Os consórcios que
disputavam Confins eram o AeroBrasil (com lance inicial de R$ 1,4
bilhão) e o Aliança Atlântica Aeroportos, que ofereceu R$ 1,096 bilhão.
Juntos,
os dois aeroportos movimentam 14% do total de passageiros do País, 10%
da carga, e 12% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. Tanto o
Galeão quanto o aeroporto de Confins terão fiscalização e gerenciamento
da Anac, assim como os aeroportos de São Gonçalo do Amarante, no Rio
Grande do Norte, concedido em agosto de 2011; o de Guarulhos e o de
Viracopos, em São Paulo; além do Aeroporto Internacional Juscelino
Kubitschek, em Brasília, que foram leiloados em fevereiro do ano
passado.
Atualmente, o Galeão movimenta, por ano, cerca de 17,5
milhões de passageiros. O prazo de concessão será de 25 anos, podendo
ser prorrogado uma vez, por mais cinco anos. Segundo a Anac, a
expectativa é que 60 milhões de passageiros utilizem o aeroporto em
2038, ano em que acaba a concessão. A estimativa de investimentos está
prevista para R$ 5,7 bilhões.
Em alguns aeroportos existem verdadeiros shoppings centers de alto luxo e lanchonetes que cobram preços absurdos!. A manutenção destas estruturas burguesas e faraônicas é cara e não deve ser bancada com o bolso do contribuinte. |
Já o vencedor do lance pela
administração de Confins investirá, pelo menos, R$ 3,5 bilhões no
aeroporto. O prazo de concessão será de 30 anos, também com
possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Atualmente, o
movimento é de 10,4 milhões de passageiros por ano, e ao fim da
concessão, a expectativa é de 43 milhões de passageiros utilizando o
aeroporto anualmente.
Google Com Agência Brasil/ Free ilustration comentada by: militanciaviva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário