O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Governo Dilma e Vale: o que a Amazônia pode ganhar com isso?

http://www.dincao.com.br/noticias/wp-content/uploads/2010/05/valedoriodoceru7.jpg

Leila Márcia

Tem sido muito interessante o movimento feito pelo governo Dilma no sentido de sintonizar as políticas empreendidas pela Vale dentro da lógica dos interesses do governo.Nesta semana, em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado(CAE), o Ministro Guido Mantega declarou que a Vale "deve contribuir com os interesses do país".
Em que pese ter sido privatizada, a Vale tem hoje 60% de suas ações sob controle do governo federal através do BNDES e do PREVI, o Fundo de pensão dos funcionários do BB.

Durante o governo Lula e no Pará com Ana Júlia houve muita pressão para que a Vale contribuisse de forma mais efetiva no desenvolvimento da região.Isso se materializou no acordo pela criação da siderurgica ALPA, em Marabá, projeto em andamento mas ainda insuficiente para efetivar um processo de verticalização da produção mineral condizente com o fornecimento de matéria prima feito pelo Pará.
http://exame.abril.com.br/assets/pictures/2408/size_380_siderurgiavale-jpg.jpg?1286672936
A ALPA esta sendo construída no distrito Industrial de Marabá

Com o advento do Governo Dilma, que mantém a linha adotada por Lula na relação com a vale, cabe à sociedade paraense, governos e sociedade civil de forma geral um papel proativo que assegure que através do governo federal sejam ouvidos os clamores do desenvolvimento regional, fazendo com que as imensas riquezas aqui existentes ajudem o povo paraense a combater a miséria.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ1XhMl1lHue5rukZ16dlx7o5LR-O9T8O4PgrAPBE-hQTgyqnR5LwUxLx2fRw1u5ewaWd79SwvBen_C_M3Ik0q16jGZ__0U9thgfhsnOwoYODryLR9hqxLYMaegB4u7lrdOI78L-v3jMTK/s1600/fotomapa.gifEste papel não caberá com certeza aos tucanos, defensores da não ingerência nas questões da Vale e defensores da privatização que foi obra sua.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfRypdaZx2Z8qm8ZBsEXelA-6TVORYhEhiLu1g8Ws93qNBI82L&t=1
Simão Jatene com seu criador, Almir Gabriel
Simão jatene, quando governador no passado não teve vontade política nem força para pautar questões como essas junto à Roger Agnelli, vide as míseras 30.000 casas prometidas e não construídas que ninguém nem lembra mais, representando mais um tipo de migalha perto dos lucros astronômicos da Vale.

Postado no Blog da Leila Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário