O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A tragédia é nacional: 80% das vítimas de abuso sexual em Manaus têm até 15 anos

http://www.parapua.net/arquivo/noticia/abusosexual-copyjpg12995410484d756c38ca073.jpg

Manaus (AM) - As crianças e adolescentes com até 15 anos representam cerca de 79% dos casos recebidos pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), que a Prefeitura de Manaus mantém na Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, zona oeste.
A informação é do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, e indica, segundo ele, a gravidade do tema que é colocado em discussão hoje, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde que foi implantado, em 2006, o Savvis da Maternidade Moura Tapajóz, que funciona 24 horas, já prestou atendimento a 1.660 vítimas de violência sexual. A demanda pelo serviço tem sido crescente. De 134 casos atendidos, em 2006, o número chegou a 508, no decorrer de 2010. Este ano, até março, foram realizados 113 atendimentos.
Das 1.660 vítimas de violência sexual atendidas no Savvis, 23% estão na faixa etária de 0 a 6 anos; 24% de 7 a 11 anos; e 32% de 12 a 15 anos.
De acordo com Deodato, o Savvis, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem dado uma contribuição muito importante para o fortalecimento, em Manaus, de uma rede de atenção humanizada às vítimas de violência sexual e doméstica.
Desta rede fazem parte órgãos das áreas de Assistência Social, Justiça, Segurança Pública e Saúde, entre eles os Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Defensoria Pública e Delegacia Especializada de Apoio à Criança e ao Adolescente. “A integralidade da atenção só é possível quando se faz um trabalho interinstitucional, porque as necessidades, não apenas das vítimas de violência, mas também de suas famílias, são as mais diversas”, disse o secretário.

Campanha que precisa ser copiada em todos os estados, em especial no Pará, onde as ações são mais lentas.

O Governo do Amazonas dá início, a partir de hoje, às ações estaduais da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma caminhada pelas ruas do Centro de Manaus em protesto contra o abuso sexual infantojuvenil. Durante a semana, a programação contará ainda com ações de sensibilização de empresários e funcionários dos ramos hoteleiro, portuário e dos postos de gasolina e o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
A caminhada partirá, às 7h30, da Praça Heliodoro Balbi, e vai percorrer as Avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro e a Rua 10 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário