O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chororô cara de pau ! - dirigentes Israelenses criticam apoio brasileiro ao Estado palestino



Desde a declaração de apoio do Brasil ao Estado palestino nas fronteiras de 1967, há quase um ano, os desordeiros que governam Israel  - e historicamente ignoram solenemente as já desmoralizadas decisões da ONU, organísmo que virou uma espécie de departamento do pentágono - iniciaram uma campanha diplomática para tentar "convencer" o nosso país do que consideram "um erro".Deveriamos fazer o mesmo com eles.

O esforço ganhou nova força nos últimos dias, com os planos palestinos de pedir reconhecimento como Estado diante da Assembleia Geral da ONU nesta semana.

A embaixadora do Brasil em Israel, Maria Elisa Berenguer, afirma ser contatada diariamente pelo alto escalão da Chancelaria israelense e por organizações judaicas não governamentais para falar sobre as possíveis consequências nas negociações de paz.

"Os israelenses estão preocupados, dizem estar desapontados com o apoio do Brasil e que esta atitude não é condizente com a paz na região", disse a embaixadora, em encontro com jornalistas brasileiros em Tel Aviv.

A Folha ouviu o mesmo argumento de Paul Hirschson, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel.

"Eu acho que o Brasil está cometendo um erro [ao apoiar o Estado palestino]. Ir à ONU é um sinal de que os palestinos não querem se comprometer com um acordo de paz e o Brasil está ratificando este esforço", disse Hirschson.

Berenguer ressaltou, contudo, que o reconhecimento do Estado palestino não significa necessariamente um 'sim' em um futuro voto por reconhecimento na ONU, já que o Brasil não votaria contra a existência de Israel.

"Como questão de princípio, o Brasil defende a autodeterminação dos palestinos. Mas é preciso avaliar bem o texto da resolução, pois o Brasil também defende a solução de dois povos, dois Estados, convivendo em paz e com direito à segurança", disse.

Apesar das divergências, os dois lados concordam que mesmo um apoio aos palestinos não afetará as relações bilaterais.

"Eu não estou feliz com o apoio aos palestinos, mas nada é perfeito. Há muito mais coisas envolvidas nas relações com o Brasil", diz Hirschson.

A embaixadora Berenguer diz que, no final do dia, "ambos queremos a mesma coisa: paz para os dois lados".

O cientista político israelense, Mark Heller, resume em termos mais práticos: "Se Israel se alienar de todos que votarem contra ele na Assembleia Geral, não terá muitos amigos".
Fonte: Folha/ com inferência do militanciaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário