O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ibope: Manuela larga na frente pela prefeitura de Porto Alegre


Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (11) pelo jornal Zero Hora apresenta o cenário da disputa pela prefeitura de Porto Alegre: há dois polos consolidados, tendo a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) à frente e o atual prefeito José Fortunati em segundo. O levantamento foi realizado com três pré-candidatos do PT, em todos os cenários o partido fica atrás dos dois principais concorrentes.
Essa foi a primeira pesquisa Ibope para a prefeitura da capital. O levantamento mostra que, mesmo com a movimentação de obras para a Copa e de diversas iniciativas da prefeitura como o novo programa de recolhimento do lixo, o prefeito Fortunati aparece atrás da campeã de votos para a Câmara Federal em 2010, Manuela d'Ávila - que por enquanto concentra suas ações no trabalho do mandato em Brasília, onde dirige a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara e é vice-líder do governo Dilma. Dentre os nomes petistas está a deputada federal e atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, quem aparece melhor colocada.
A pesquisa apresenta sete cenários de disputa. No primeiro, em que aparecem Manuela, Fortunati e Rosário, a pré-candidata do PCdoB lidera com 27% das intenções de voto, seguida pelo prefeito, que obteve 25%. Rosário tem 18%.
Nessa primeira simulação, Manuela obtém melhor desempenho entre as mulheres (30%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (46%). Já Fortunati é mais citado pelos homens (28%) e entre os entrevistados com 50 anos ou mais (30%).
No cenário em que o nome petista é o deputado estadual Raul Pont, este aparece com 10% ou 13%, dependendo da simulação. Quando o vereador de Porto Alegre Adeli Sell é colocado como o pré-candidato do PT, o índice é de 1% das intenções de voto. O Ibope também realizou simulação sem o PT: Manuela aumenta o percentual para 35% ou para 33%, dependendo do cenário, enquanto Fortunati fica com 29% ou 28%. Esse senário mostra uma preferência maior do eleitorado petista por Manuela.
Rejeição em geral é baixa
O Ibope também perguntou sobre o índice de rejeição dos possíveis candidatos à eleição de 7 de outubro de 2012 é relativamente baixa para todos os nomes. Raul Pont aparece em primeiro, com 16%, seguido por Rosário (14%), Manuela (13%), Ibsen Pinheiro (12%) e Fortunati (11%).
Realizado entre os dias 2 e 5 deste mês, e encomendado pelo Grupo RBS, o levantamento entrevistou 602 pessoas com margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. 
 
Jussara seixas
Redação local com informações Zero Hora Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário