Sem poder contar com o nome do candidato natural que seria o ex- deputado Paulo Rocha, o que se vê e se ouve em conversas informais envolvendo dirigentes de alta patente do Partido dos Trabalhadores no Pará, e o despontar do nome de Regina Barata, para disputar a prefeitura de Belém, principal capital da Amazônia, em 2012.
Em alguns círculo da companheirada, acredita-se que este é o 'possível' quadro político capaz de criar uma certa empatia com o eleitorado belenense neste já muito próximo momento em que nos encontramos das próximas eleições.
Acredita-se que Regina reúne chances de 'saculejar' e oxigenar o Partido dos Trabalhadores, que no Pará anda meio catatônico.
O PT é uma força política que não pode nem deve ser subestimada: se unificada em torno de um bom projéto, navegando pela parte boa da maré da herança deixada por Ana Júlia e imbuído de sua condição de maior e mais importante partido de oposição aos tucanos e pepsidemoístas no Estado do Pará, é - sempre sempre será - uma forte alternativa de alternância ao PTB de Dulciomar Costa (foto abaixo),
figura popularesca, que pilota uma máquina importante e que esta destinado em 2012 a se tornar o maior marqueteiro do pleito, por ter 'bala na agulha',
mesmo que traga como seu candidato o ressuscitado Almir Gabriel, velho de guerra .
Ainda, pelo que é comentado pelos mercados, becos e feiras sobre os possíveis os 'prefeituráveis' do PT, Valdir Ganzer (foto acima), não sairia para disputar a cadeira de Dudu por motivos particulares e de saúde, apesar de ter fama de ser 'bom de campanha'.
O deputado Carlos Bordalo (foto acima), que cumpre o papel de líder da legenda na Alepa, é tido por muitos, dentro e fora do partido, como indeciso e pragmático, pouco combativo e até - maldade da oposição - intimidado pelo lume do deputado e ex-prefeito da capital, professor Edmilson Rodrigues, do PSOL-PA (foto abaixo).
Ele,deputado Carlos Bordalo, não teria tido, até agora, no exercício deste que é talvez, o seu mais importante cargo no mandato, percebido a altura e a medida da necessidade da legenda se contrapor com entusiasmo e responsabilidade redobrada para mitigar a derrota sofrida por seu partido em 2010...
Fato indigesto que ponta para a necessidade inexorável da existência de um exercício diário de visibilidade, como faz o psolísta Edmilson, com maestria, para ajudar a reverter e recuperar o terreno perdido, e assim ajudar o projeto maior da legenda que é reeleger Dilma em 2014.
Para alcançar esta meta o partido do trabalhadores precisa contar com a força de uma liderança combativa que faça a diferença no parlamento da terrinha, que pode ser ele próprio, reciclado.
Acredita-se que Bordalo não foi capaz de conseguir - apesar de todos os seus esforços - transformar-se nesta referencia, ou na alternativa de ser "o cara" de linha de frente, dotado de um porrete na língua e a história na mão, para desmascarar e apontar as falhas cometidas pelo fraco, cambaleante - e quase inexistente - governo do PSDB de Simão Jatene (foto abaixo),
administração que, entre outras marcas, aparece em rede nacional como campeão continental de violência no campo estupro de mocinhas em presídio e morte de crianças na Santa Casa.
Reza o 'bizu' da rádio cipó que ele, Bordalo, já teria declarado que não topa ir para a 'pedra do sacrificio' .
Alfredo Costa (foto acima), que teve juízo de não cair na armadilha de assumir a vaga do Chico da Pesca - que ontem ganhou liminar favorável da Justiça Eleitoral para se manter no cargo - tem, apesar de ser um nome trabalhado no circulo central da capital, que 'comer muito feijão' para criar mais capilaridade e consolidar melhor a sua marca junto a outras bases, garantindo uma aliança popular mais confortável em torno de seu nome.
O eterno candidato, o professor gente boa, companheiro Mário Cardoso (foto acima), seria o nome de grande peso e confiabilidade mas, pelo menos até o momento, acredita-se que esteja travando uma batalha com seu travesseiro, pois que o mestre esta para lá de quieto.
A degastada DS,Democracia Socialísta, definitivamente não tem um nome construído para apresentar para a sociedade de Belém, apesar de contar com o vereador Marquinho do PT; ele não decola nem com os foguetes da NASA amarrado em seus gambitos. Resta então o nome de Regina Barata?. Aguardemos pois,pois...
CREIO QUE A REGINA BARATA SEJA A MELHOR OPÇAO, NÃO APENAS COMO CANDIDATA DO PT, MAS UMA GRANDE OPÇÃO PARA A PREFEITURA DE BELEM, QUE ANDA DEIXANDO MUITO A DESEJAR COM O ATUAL PREFEITO INCOMPETENTE E OMISSO.NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ELA FOI ATUANTE E COMBATIVA. FORÇA E FÉ REGINA BARATA, PORQUE HONESTIDADE E COMPETENCIA VOCÊ TEM.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir