O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estudo revela ocupação de áreas desmatadas da Amazônia


Pesquisa divulgada hoje pelo Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pela Empresa Brasileira de Agropecuária revela como é o processo de ocupação das áreas desmatadas da Amazônia.
A área do estudo abrange os nove estados da Amazônia Legal e analisa os dados do desmatamento, entre os anos de 2007 e 2008. Segundo o estudo do Inpe e da Embrapa foram desmatados um total de 719.210 quilometros quadrados de floresta - uma área quase três vezes o tamanho do estado de São Paulo.

Pelo menos 70% do desmatamento da floresta, foram destinados aos pastos. Entretanto, o levantamento aponta que essas áreas correspondem a 62,2%, entre pastos limpos, pastos sujos e pastagens abandonadas. O estudo, que utilizou uma nova metodologia, mostrou também o potencial de regeneração da floresta degradada.

Segundo o sistema que foi lançado nesta sexta-feira, existem 150.815 quilômetros quadrados de matas secundárias que, se permanecerem intactas, podem recuperar a biodiversidade natural. O tamanho equivale a sete vezes a área do estado do Sergipe.

Além de combater a degradação dessas áreas, um dos objetivos, do Ministério do Meio Ambiente é criar políticias públicas para uso dessas pastagens abandonadas, que representam 48 mil quilômetros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário