O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Helibrás-Produção de Helicópteros nacionais somente em 2020!


http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/EC725-FAB.jpg
O processo de transferência de tecnologia para a produção do EC-725, na fábrica da Helibras em Itajubá – MG, vai permitir que a empresa, até 2020, adquira o know-how necessário para conceber, projetar e produzir um helicóptero no Brasil.

Esta informação foi transmitida pelo presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira, durante seminário sobre a Estratégia Nacional de Defesa realizado esta semana em São Paulo.
Entrevista com o Presidente da Helibrás feita em 2010
Ele revelou que as cláusulas sobre a existência de um conteúdo nacional de 50% existentes no contrato com o Ministério de Defesa para a compra de 50 aeronaves EC725, destinadas às Forças Armadas e já em execução, garantirão a capacitação da empresa brasileira – uma subsidiária do grupo Eurocopter.
“Desde o início deste programa o presidente do grupo, Lutz Bertling, já anunciava, durante uma visita ao Brasil, que a Helibras iria se transformar no quarto pilar de produção da Eurocopter, o que significa ter a capacidade de criar e produzir helicópteros para o mercado mundial”, lembra Marson Ferreira.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmlt6IyZlPKkM5P_1QcppM9MDD5Y2DNUM3hI83MxjH7EEdmtchWHWkpONDkvNQE_SSZNN_UwnqaTPta8QiUfc2hKkOjrW0Z1dsFQjAtuR43VT1IWsiFCzsHa7d-4AbZYeFiXgoIYH3Jg/s1600/img-667-marco-historico.jpg
Implantação avançada
O programa de produção dos helicópteros militares – e, em conseqüência, de sua versão civil, chamada EC225 e utilizada no transporte offshore, entre o continente e as plataformas de petróleo, por exemplo, já está em andamento.
http://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/N62061df3/8240193_PvyWz.jpeg
Como previsto desde o início, a produção das primeiras aeronaves foi realizada na França, com acompanhamento de engenheiros e técnicos militares e civis brasileiros.
A implantação das estruturas necessárias no Brasil por técnicos franceses e a capacitação no Brasil e na França dos funcionários da Helibras que produzirão as aeronaves no país, com a contratação de engenheiros (40 até o momento) e mecânicos brasileiros, já aconteceu.
http://www.eurocopter.com/publications/img_wsw//ec225cockpit.jpg
E a contratação de fornecedores nacionais, escolhidos para desenvolver as várias tecnologias utilizadas nesse tipo de helicóptero, também já está sendo realizada.
Uma nova fábrica está em fase de construção, em Itajubá – MG, com sua conclusão prevista para o final deste ano e, no total, a empresa passou de 300 empregados em 2009, quando o contrato de € 1,8 bilhão foi assinado, para 560 atualmente, devendo chegar a 1.000 até 2015.
Além disso, outros conhecimentos vêm sendo adquiridos através de certificações para a realização de grandes manutenções, que também é um estágio necessário à capacitação tecnológica, incluindo-se a homologação de fornecedores brasileiros de ferramentais e serviços.
http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/09/nws_dfc_101222_01-001.jpg
Quando todo este programa de transferência de tecnologia estiver implantado e as aeronaves militares EC725 (e sua versão civil EC225) estiverem sendo produzidas em solo brasileiro, a Helibras terá condições de definir o tipo de aeronave a ser projetada e desenvolvida no país, considerando seus objetivos de colocar o produto nos mercados não apenas do Brasil ou da América Latina, mas de todo o mundo.
http://www.viacomercial.com.br/wp-content/uploads/2011/03/helibras.jpg
Uma garantia adicional para que esse objetivo venha a ser atingido está no próprio acompanhamento da implantação de todas as etapas do projeto de produção dos helicópteros EC725 e do processo de transferência de tecnologia, feito pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Defesa e das três Forças Armadas.



Fonte:Cavok/fotos:mundoaero.blogspot.com;aereo.jor.br;fotos.sapo.pt;
basemilitar.com.br;Cavok;
viacomercial.com.br/vídeos:armyreco;
SantaCatarinaBR4SIL-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário