O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCÂNDALO: CNJ DIZ QUE 35 DESEMBARGADORES RESPONDEM POR CRIME


http://nicolakirk.files.wordpress.com/2010/03/05-03-2010-al-capone.jpg

CNJ diz que são suspeitos de crimes 35 desembargadores
Destes, 20 já sofreram punições do conselho, que podem ser anuladas pelo STF

Acusações contra juízes e ação que pode retirar poder de investigação do CNJ causam guerra na cúpula do Judiciário.

Ao menos 35 desembargadores são acusados de cometer crimes e podem ser beneficiados caso o STF (Supremo Tribunal Federal) decida restringir os poderes de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão que fiscaliza o Judiciário.
Os desembargadores são juízes responsáveis por analisar os recursos contra sentenças nos tribunais de Justiça. Formam a cúpula do Judiciário nos Estados.
O Judiciário foi palco de uma guerra esta semana após declaração da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, de que o Poder sofre com a presença de “bandidos escondidos atrás da toga”.
A corregedora tenta evitar que o Supremo restrinja a capacidade de investigação do CNJ ao julgar uma ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil).
O caso seria analisado na sessão de ontem, mas os ministros adiaram o julgamento para buscar uma saída que imponha limites ao CNJ sem desgastar a imagem do Judiciário.
Dentre os 35 desembargadores acusados de crimes, 20 já foram punidos pelo conselho - a maioria recorre ao STF para reverter as punições. Os demais ainda respondem a processos no âmbito do CNJ.
Dependendo do que decidirem os ministros do STF, os desembargadores acusados poderão pedir em juízo a derrubada das punições e das investigações em andamento.
Os casos envolvem suspeitas de venda de sentenças, favorecimento a partes pelo atraso no trâmite de processos e desvios de recursos, entre outras acusações.


Agência Folha

Um comentário:

  1. Bueres,as pré-candidaturas em Belém é uma sofisticada engenharia que ainda estão se consolidando: ou vocês do Ananindeua Debates estão adiantados, ou a serviço do caciquismo de Paulo Rocha, principal apoiador do Luís Freitas?.Como se sabe, a Região Metropolitana tem densidade eleitoral para eleger ou derrubar prefeitos e governadores, como foi o caso da Ana Júlia, que negligenciou com essa realidade durante o seu governo que a turma da direita propagava que era comandado por seu secretariado, que por sua vez obedeciam a Rocha e aos dois petralhas - que por sinal, estão sumidinhos da silva - todos péssimos estrategistas. A candidatura petista da cidade de vocês,Ananindeua, não deveria estar lincada em torno de um projeto comum com o nome que for indicado pela frente que o PT deverá comandar em Belém?.

    ResponderExcluir