Obama soube com antecedência da renúncia de Mubarak
DA ASSOCIATED PRESS, EM WASHINGTON (EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, soube da renúncia do ditador egípcio, Hosni Mubarak, horas antes, em uma reunião na Casa Branca. A renúncia, anunciada pelo vice egípcio na TV estatal, causou uma festa de centenas de milhares nas ruas do Cairo.
A Casa Branca disse que Obama acompanhou a renúncia na televisão, ligada do lado de fora do Salão Oval.
O presidente americano deve fazer um comunicado às 13h30 (16h30 em Brasília).
"O presidente foi informado da decisão do presidente Mubarak de renunciar, durante uma reunião no Salão Oval. Ele acompanhou pela TV a cobertura dos acontecimentos no Cairo por vários minutos", disse o porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor.
O Egito é um grande parceiro de Washington na região e recebeu bilhões em dólares de ajuda militar e além de outras ajudas desde que se tornou o primeiro estado árabe a fazer a paz com Israel, ao assinar um tratado em 1979.
O governo americano sempre apoiou as reformas democráticas no país, mas foi subindo o tom da pressão sobre Mubarak ao longo dos dias de protestos no país árabe. A imprensa afirma, citando fontes ligadas ao governo, que Washington negociou a saída de Mubarak com o governo egípcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário