O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cientistas descobrem possível tratamento contra o Alzheimer

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmZSR4N1jw0Uei86nyhWXF8bYAu0b5ZRpC8wcXvLuAFYamXeZP9EpMIXpmrCpLfX56htuhPsUZG5061A9tt35oKyPSBAOUGN1CpTrwoAwd4L1V8aFfrseagIfDpZRwxjCszwBsC4MNrSg/s1600/Alzheimer-disease_2.jpg
Um estudo publicado esta sexta-feira (10) no jornal Science conta resultados surpreendentes da droga Bexaroteno, já usada no tratamento contra câncer de pele


http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/06/alzheimer-mal.jpg
Os testes estão programados para iniciar o quanto antes, mas levará tempo até que saibamos se ela pode atrasar o progresso do Alzheimer. Para uma doença que afeta uma enorme parcela da população, e sem nenhum tratamento, essa descoberta poderá ser um grande avanço 
http://www.underflash.com/wp-content/uploads/campanha-alzheimer-06.jpg
Todos nós esperamos envelhecer algum dia. Na medida em que vamos nos aproximando dos 80 anos, nossas chances de sofrer Alzheimer aumentam drasticamente. Quase 50% das pessoas acima de 85 anos podem ser afetadas por ela. Há progresso no entendimento da doença, que aparentemente é causada por “placas” que se formam no cérebro, mas ainda não existem tratamentos ou cura.
  http://www.diariodasaude.com.br/news/imgs/cerebro-alzheimer.jpg
 
Porém, um novo estudo pode oferecer a primeira esperança real para o tratamento. Na pesquisa publicada hoje no jornal Science, a equipe de pesquisadores liderados por Gary Landreth, da Universidade Case Western, e seu aluno graduado Paige Cramer, descobriu que um medicamento chamado Bexarotene apresenta efeitos surpreendentes em camundongos que sofriam de uma condição similar a pacientes com Alzheimer. Esses ratos possuem placas similares em seus cérebros, compostas de proteínas beta-amilóides, e apresentaram danos comportamentais e cognitivos iguais aqueles experimentados por vítimas de Alzheimer.
http://www.scientific.com.br/wp-content/uploads/2011/12/alzheimers.jpg 
Poucas horas após receberem Bexaroteno, as placas nos cérebros dos camundongos começaram a dissolver-se. Como consequência, dentro de alguns dias os ratos apresentaram a recuperação de habilidades cognitivas que haviam perdido. Em particular, eles recuperaram a habilidade de fazer ninhos, um comportamento que apenas ratos saudáveis possuem. Eles também readquiriram parte de suas habilidades olfativas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirVOT3xKrOLCXADfNhLiZOKpDnQ-lxMkNMryx91ZS6x6WJ4ZD-KJJ9yR3Xj0obG-7alB0VoSgQkQtMgFPbSRoRqG7tQTN2imjhNWZ-hSVYWIiEMdlHvJiepYOEx7JCiU5Ttt1OfSelOjc/s1600/alzheimer.jpg 
Bexaroteno (TargretinTM) é uma droga aprovada para o uso em seres humanos no tratamento de linfoma cutâneo das células T, uma tipo raro de câncer de pele. Ele funciona bloqueando o gene RXR, que é envolvido na produção das proteínas beta-amilóides. Cramer, Landreth e seus colegas partiram da hipótese de que se o Bexaroteno pode ultrapassar a barreira sanguínea do cérebro, poderia auxiliar na dissolução das placas associadas ao Alzheimer. Aparentemente eles estão corretos.
  http://mundohoje.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Alzheimer-dicas-evitar.jpg
Uma grande ressalva é que muitas drogas potencialmente úteis funcionam em camundongos mas falham em seres humanos. Essa droga é diferente, pois seu uso já é aprovado em humanos, mas nunca foi testada em pacientes com Alzheimer. Os teste estão programados para iniciar o quanto antes, mas levará tempo até que saibamos se ela pode atrasar o progresso do Alzheimer. Para uma doença que afeta uma enorme parcela da população, e sem nenhum tratamento, essa descoberta poderá ser um grande avanço.


Fonte: Universia Brasil/art&ilustration militanciaviva   


mviva


http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSo8jkouEdEbap28cc52Q3krC-8PjDbt3s_upmWOQ343ybzmAa3tPd9GUae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário