O governador Henrique Capriles será o rival do presidente venezuelano, Hugo Chávez, nas eleições de outubro, depois de vencer por ampla maioria as primárias celebradas no domingo pela oposição, que tiveram participação dee 2,9 milhões de eleitores.
Com 95% dos votos apurados, Capriles recebeu 1.806.860 votos (62,2%), superando com folga o adversário mais forte, o também governador Pablo Pérez, com 867.601 votos (29%), anunciou a comissão eleitoral da MUD (Mesa da Unidade Democrática), que organizou as primárias.
A participação foi de 2.904.710 eleitores, acima das expectativas dos analistas.
Capriles, 39 anos e governador do segundo maior estado do país, Miranda (região norte, que inclui parte de Caracas), era o favorito nas pesquisas para ser o candidato da oposição à presidência nas eleições de 7 de outubro.
No pleito, Chávez, de 57 anos, há 13 anos no poder, busca um terceiro mandato.
Além de Capriles e Pérez, governador de Zulia (oeste), a deputada María Corina Machado (103.500 votos), o ex-embaixador Diego Arria (35.070 votos) e o sindicalista Pablo Medina (14.009) também disputaram as primárias.
"Eu digo a todos em nossa Venezuela, a todo nosso povo: proibido falhar. Viemos para construir um futuro distinto, um futuro para todos os venezuelanos, não é a hora da esquerda nem da direita, é a hora de todos os venezuelanos", declarou o governador de Miranda em um evento em Caracas, ao lado de todos os candidatos.
Após admitir a derrota, Pérez anunciou que integrará a equipe de Capriles para enfrentar Chávez.
Portal Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário