O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NOVO PODER DO BRASIL INCOMODA AS POTENCIAS COLONIAIS EUROPEIAS DECADENTES

http://s0.flogao.com.br/s9/08/08/05/33/20046280.jpg

'Para virar potência, Brasil não pode ‘ser amigo de todo mundo’, diz FT


'Os diplomatas brasileiros sabem que, conforme o país cresce como potência econômica, terá de se tornar mais assertivo sobre aquilo que defende', diz artigo'


'Se quiser se tornar uma potência global, o Brasil não poderá mais "ser amigo de todo mundo", 
http://www.traveladventures.org/continents/europe/images/doubledecker01.jpg
 LONDRES - na visão do Financial Times. O jornal britânico traz hoje artigo com críticas sobre a política externa brasileira, principalmente a respeito do relacionamento com Cuba e o Irã.
Segundo o FT, o novo papel na economia mundial impede que o Brasil continue adotando como política a não interferência em temas de outros países. "Os diplomatas brasileiros sabem que, conforme o país cresce como potência econômica, terá de se tornar mais assertivo sobre aquilo que defende", diz o artigo, assinado por Joe Leahy, jornalista do FT em São Paulo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisunSBYrtj5MVTIglp6znio65BwiojGLkbGRAXXa9_gjmJ7lad1Lv_uN2onFWdPI3kqboWJ-Vacv_nqXGySpsFZjmavsYy2gsWR0Z1Mm6WRsQL6L58UHj50jYx5JJCiBxdYbkFFUVFhrwZ/s400/Lula+e+Ahmadinejad_eBand.jpg
 A despeito da tentativa de desqualificação da direitona mundial,
o medo é da expansão comercial e influencia cultural brasileira, 
que prega constitucionalmente a não ingerência em assuntos internos 
de outros países.

Ele critica a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tentativa de mediar um acordo nuclear com o Irã, juntamente com a Turquia, o que considerou uma "gafe". Segundo o artigo, Teerã não se mostrou interessado e Lula saiu como amigo de um governo autoritário, liderado por Mahmoud Ahmadi-Nejad. 
Na verdade, o Irã aceitou o acordo, posteriormente barrado pelos Estados Unidos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiEaEMkX-T3gDZqN9WxDW5HusqVpnvervTQ2m57QxPYaAiGRgkVB90lIS8GMIaitz3NFBEmfWy_VZdlXR_CfvBWWBhFjncsjbtoSIw4jOhPSevinmGi426nRWCEf3KCmldfwuClOnBExc/s1600/obama_contempt.jpg
Mediação brasileira - Obama deu o aval e pagou para ver,depois recuou - 
Os EUA não permitirão facilmente que nenhuma potencia econômica moderna, 
feito o Brasil,tenha mais influencia nesta estratégica região que eles próprios
e seus sócios europeus ocidentais, onde Israel é o cão de guarda do império.

Para o FT, o governo de Dilma Rousseff vem mostrando uma visão mais "pragmática" sobre a política externa. Mostra disso foi o voto na ONU a favor do envio de inspetores de direitos humanos para o Irã e a concessão de visto de turista para a ativista cubana Yoani Sánchez.
http://atalmineira.files.wordpress.com/2012/01/dilma-emcuba-2stu7238-1.jpg
Ainda assim, o FT critica a postura adotada pela presidente brasileira Dilma Roussef (foto acima), na recente viagem a Cuba, quando evitou comentar a questão dos direitos humanos e apontou o dedo para os Estados Unidos, afirmando que a discussão passava pela prisão militar norte-americana em Guantánamo (foto abaixo).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr7r_Nua4ihgFYBDhM6PNd64GRcce92fDqsTUgFjppbgnVgdLv4Fn3x9XcRL3T3YASq7tjkHojHL2eEKqJkrPZV8_5ZgTTZEOCvXt3yr-N14xuwi2ZFmXwvSAgySFqNaxVIks_yofNOF4/s1600/guantanamo-camp2.jpg
Para o jornal britânico, a postura de não interferência servia no passado, quando o País enfrentava os problemas da inflação e do alto endividamento. "O crescimento econômico do País na última década está gerando mais pressão sobre os líderes em Brasília para que adotem posição sobre as questões globais."


 Daniela Milanese, correspondente da Agência Estado / fotos com legendas do militanciaviva

2 comentários:

  1. Senhor blogueiro, vale a pena ser potência nas circunstâncias em que vive o Brasil? Esse jeito de potência nos interessa?

    A.Caeiro

    ResponderExcluir
  2. O jornal britânico Financial Times apoia a política do PSDB, prova disso é que entre os 25 brasileiros em destaque, está Aécio Neves. Confira:

    http://www.ft.com/intl/cms/s/2/a3a3bbd6-7bbc-11e2-95b9-00144feabdc0.html#axzz2M6Ul7nXe (February 22, 2013 5:13 pm)

    Você conhece a sátira que fizeram com a Dilma? A rena do nariz vermelho? Ridicularizaram nossa presidente e querem ter o status de jornal sério. Faltou ao respeito com a chefe da nação e por tabela a todos nós brasileiros

    ResponderExcluir