O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PORTAS ABERTAS PARA O TERRORÍSMO!: FRANÇA PAGA ALTO PREÇO POR SUAS POLÍTICAS CONTRADITÓRIAS

 

 

 por Eduardo Bueres

A despeito de suas tradições libertárias que influenciaram positivamente o mundo, a velha França da era colonial deixou para os dias de hoje um fardo de dividas e feridas abertas que nunca foram bem tratadas e saradas. Os idealizadores do estúpido, injustificável e deplorável atentado contra o Charlie Hebdo, improvisaram a imprensa como alvo estratégico para deixar escrita a sua mensagem macabra. Outras instituições poderão virar alvo.  O ato é político, e visou acima de tudo, atingir o Estado francês.

Hollande visita o local do atentado em Paris, em 07.01.15.É a imagem do líder fracassado, sem força, sem personalidade e sem carisma.

A atuação pífia de lideres do estilo de François Hollande, que se presta a colocar o seu país no papel de  'correia de transmissão' dos interesses econômicos e estratégicos das anglo potências guerreiras do ocidente, especialmente no Norte da África e Oriente Médio, coloca hoje a emblemática e bela Paris, na rota da coalizão fundamentalista que agrega o sentimento de vingança com a ira insana das nações islâmicas que se sentem ofendidos em nível territorial, moral e religioso pelos lideres francos. 

 

Mesmo politicamente dividida como uma maçã, boa porção da população elegeu um líder de esquerda, que age de maneira confusa, como se seguisse o programa e a plataforma da direita; como se não bastasse, fizesse questão de ser subserviente aos ditames da super Alemanha unificada que, magistralmente, dominou em nível econômico  - e da as ordens - a Zona do Euro, sem disparar um tiro. 

 

A França do pós-guerra e da era do Euro, continuará sendo durante o século XXI, um país altamente contraditório e dividido bem no meio entre os que pensam com a extrema direita e os que vibram em nível eleitoral com a centro-esquerda. A verdadeira esquerda francesa, envelheceu, virou um gueto; hoje habita os cafés e contempla os outros movimentos, despossuída da antiga mítica, da força e do vigor da conspiração.

A islamofobia que varre a Europa, é uma porta aberta para a violência

Os senhores da Sorbonne já cansaram de  ensinar que estes são alguns dos fatores de um conjunto de outros, que leva tanto o público e atores políticos internos e externos a descrença. A descrença é uma das vias preferenciais da barbárie.


Todas as formas de terrorismo são abomináveis, não há nada que justifique a selvageria que agride e golpeia todas as conquistas civilizatórias produzidas pelo conjunto da humanidade. Uma única vida humana perdida para o ódio movido pela intolerância religiosa, cultural ou política, desinquieta e desarmoniza o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário