O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quase fora do PT, Marta será maior rival de Haddad

A Marta de hoje, será a Marina de amanhã
SP 247 – Ex-prefeita de São Paulo e importante liderança no PT, Marta Suplicy, hoje com a relação desgastada com o partido, pode se tornar, daqui dois anos, a principal rival de Fernando Haddad (PT), prefeito da maior capital conquistada pela legenda. A Frente de Oposição, bloco formado por PSB, PPS, PV e Solidariedade na Câmara, tenta atrair a senadora para disputar a eleição municipal em 2016.
Os partidos querem lançar um candidato em conjunto para enfrentar o atual governo do PT. A ex-ministra da Cultura já estaria em negociações com o presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Segundo ele, Marta poder ter tempo de TV semelhante ao do PT e do PMDB caso se lance pelo bloco. Os dois tiveram duas conversas no fim do ano passado e deve retomar o diálogo esse mês.
"A candidatura pelo bloco pode ser uma alternativa viável. Ela poderá ter as mesmas condições para disputar que teria nos partidos grandes", assegura o deputado. O bloco, criado no fim do ano passado, tem 67 deputados eleitos em 2014, quase os 70 eleitos pelo PT e aos 66 eleitos pelo PMDB, conforme aponta reportagem do jornal Valor Econômico desta quinta-feira 8.
Marta foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2004, quando não conseguiu ser reeleita, apesar dos índices de aprovação positivos. Em 2008, ela perdeu novamente a disputa, desta vez para Gilberto Kassab, que havia assumido há dois anos no lugar de José Serra. O tucano deixou a prefeitura após dois anos de mandato para disputar o governo estadual.
Em 2012, Marta quis se candidatar novamente, mas foi dissuadida a retirar sua candidatura pelo ex-presidente Lula, que planejava lançar Fernando Haddad. Ressentida, a ex-prefeita demorou a dar seu apoio na campanha de Haddad. A expectativa era de que, para 2016, a senadora se lançasse internamente contra o atual prefeito, disputa que teria poucas chances. Mas dadas as relações desgastadas, a tendência é de que parta para o campo da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário