por : Kiko Nogueira
A informação está no meio de um extensa e bem feita reportagem da Agência Pública sobre a invasão da direita nas redes sociais.
Durante a campanha presidencial, as equipes de Dilma e Aécio contaram
com o auxílio de “robôs” para vitaminar os resultados — perfis fake
criados para repercutir conteúdo (um destes bots, por exemplo, foi o
“autor” do pedido para o Youtube tirar do ar o nosso documentário
“Helicoca”).
De acordo com a Pública, um membro da equipe de Aécio contou que
contratou pessoas com muitos seguidores no Twitter para trabalhar pela
causa. As contas falsas foram utilizadas também para inflar as de gente
com adequação, digamos, ideológica.
Fábio Malini, doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro, aponta que essa movimentação faz com que haja um
“engajamento maior”. “O efeito dos bots no Brasil foi aumentar a
temperatura do debate eleitoral”, diz.
Essa guerra deixou vários destroços, mais ou menos como o lixo espacial. E o caso mais estranho é o do humorista Danilo Gentili.
Gentili, bastião da extrema direita raivosa, tem uma quantidade impressionante de followers no Twitter: 10,5 milhões.
Ocorre que 6 milhões deles (mais exatamente, 6.138.844) são fake, quase
60%. Esse levantamento é realizado por uma ferramenta denominada Twitter Audit. A metodologia está disponível no site.
Uma conta deste tamanho serve, entre outras coisas, como atrativo para
propaganda de produtos — incluindo candidatos. Gentili, embora
antipetista de coração, gosta de se declarar apartidário, afirma que
políticos são todos iguais, deblatera contra o estado-babá e por aí
afora.
Na disputa de 2014, no entanto, apoiou Aécio a ponto de imortalizar um
tuíte de torcedor no dia da apuração: “Vazaram aqui pra mim que Aécio já
ganhou. Fonte quente.”
Curiosamente, durante os protestos de 12 de abril, ele acusou uma
manipulação nos “assuntos do momento”: “Twitter prefere não mostrar
rejeição, mas hashtag #SaiDilmaVez ultrapassa hashtag governista
#AceitaDilmaVez”.
Quando DG vai avisar seus fãs que seus números são inflados?
Provavelmente, nunca. Fonte quente. A divisa da supracitada auditoria do
Twitter é “expondo fraudes desde 2012”.
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