O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Jatene dá partida à campanha pela reeleição fazendo farra com chapéu alheio.

O governador do Pará, Simão Jatene, deu partida ontem à noite à sua campanha para a reeleição ano que vem. O local de largada foi o estúdio da TV Cultura, que transmitiu Jatene ao vivo para 112 municípios, também em conexão com a internet.

A festa transmitida pela TV Pública do Pará. Quem paga?
No Blog do Dutra

O tamanho e a antecipação do espetáculo têm uma explicação básica: a briga dos tucanos com o PMDB paraense se aprofunda e, pelo que se vê, o candidato que enfrentará Jatene pode ser Hélder Barbalho, filho de Jáder, arquiinimigo do Grupo Maiorana, dono do jornal e da TV Liberal, que apoia o atual governador. Assim, se for esse o quadro, o governador já toma precaução diante do que virá...
Ao dar ênfase no discurso para o interior do Estado, Simão Jatene imagina que avançará sobre regiões onde o nome Barbalho tem mais votos do que em Belém. Mas Jatene também dedicou longos minutos à capital, falando como se fosse prefeito de Belém e não governador do Pará. TV pública?
Batizado de "Governo Digital", o programa, na essência, não difere do lema das propaganda oficial do governo paraense, que apregoa que "este é o Pará que a gente faz e juntos vamos fazer mais". O que se viu ontem à noite foi a usurpação do sinal de uma TV pública para propagandear um governo, um nome e um partido, sob o disfarce de entrevista e de "uma espécie de bate papo informal", como afirma o portal do governo, a Agência Pará, segundo o qual "Jatene interagiu e respondeu perguntas da plateia, redes sociais e dos mediadores do debate".
Quem sabe esse seria um bom item de pauta da próxima campanha eleitoral: o que é a TV Cultura e todo o sistema de comunicação do governo do Estado? Trata-se de um sistema realmente a serviço de quem paga a sua manutenção, isto é, os contribuintes paraenses, ou a Funtelpa é uma casa da mãe joana, com a sua TV e suas rádios a serviço dos governos de plantão? Por exemplo, quanto custou a festa televisiva de ontem à noite? Quem pagou ou vai pagar? O que ali ocorreu foi uma "interação" com o povo que paga impostos ou foi mero evento partidário de véspera de campanha?
A seguir, leia a notícia da Agência Pará:
Milhares de telespectadores e internautas assistiram, na noite desta segunda-feira (9), a estreia do "Governo Digital", mais novo canal de diálogo entre o governador Simão Jatene e a sociedade, por meio das mídias sociais. O programa foi transmitido ao vivo pela fan page do Governo do Estado no Facebook e pela TV Cultura para mais de 112 municípios paraenses. Em uma espécie de bate papo informal, Jatene interagiu e respondeu perguntas da plateia, redes sociais e dos mediadores do debate.
Para receber essa nova forma de comunicação entre os cidadãos e o poder público, um estúdio foi montado no Hangar - Centro de Convenções. A iniciativa pioneira foi ideia do próprio chefe do executivo. Por isso, nos instantes iniciais do programa, Jatene declarou: "Estou muito grato a todos por participarem. Saibam que se trata de uma experiência nova para mim, mas tenho convicção de que nenhuma sociedade avança sem diálogo. Estou aqui para discutir as grandes questões do Estado, para que possamos nos unir em prol de avanços e objetivos em comum", afirmou.
O programa dispensou intervalos comerciais e foi marcado pela descontração. Durante 1h30, o governador Simão Jatene respondeu perguntas sobre diversos temas, entre os quais se destacam cultura, saneamento, infraestrutura, obras e saúde. A plateia foi formada por mais de 30 pessoas, entre jornalistas, autoridades, gestores públicos e estudantes da rede estadual de ensino. O "Governo Digital" foi apresentado pelo jornalista Cleiton César e mediado por Aline Brelaz, Frank Siqueira e Úrsula Vidal, também jornalistas. A iniciativa ainda contou com a participação da população nas ruas da capital paraense.
Temas relacionados à cultura motivaram uma série de perguntas ao longo do programa. O governador ressaltou a importância dos diversos segmentos culturais e afirmou que a mostra Terruá Pará reflete uma síntese da cultura paraense. Também frisou que o prolongamento das avenidas Independência e João Paulo II serão duas grandes obras do atual Governo que contribuirão com a melhora significativa da mobilidade urbana. "Além disso, vale ressaltar que o recurso para financiamento do BRT, no valor de R$ 400 milhões, já está garantido", enfatizou.
"Auditório virtual" foi o nome escolhido para designar os internautas que participaram do programa por meio das mídias sociais. No Facebook, Twitter e Instagram não faltaram hashtags como #governodigital. "O campo virtual é hoje o principal canal para difusão de ideias, pensamentos e questionamentos das massas. Por isso, a proposta é sensacional, pois não é todo dia que um governante se dispõe a ouvir a população", avaliou o jornalista Victor Furtado.
A próxima edição do programa ainda não tem data marcada, mas a expectativa do governador Simão Jatene é que o "Governo Digital" seja realizado mensalmente. À frente da organização e execução da iniciativa está a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A fan page do programa pode ser acessada por meio do endereço eletrônico (www.facebook.com/governopara).

Um comentário:

  1. Já não basta ter a imprensa paga para mentir o tempo todo, ainda tem mais isso? Isso é um massacre midiático.

    ResponderExcluir