O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Horror e carnificina: desesperados, sírios começam a chegar em barcos ao sul da Itália

 

Refugiados tomam a mesma rota de imigrantes africanos e desembarcam na Sicília

GENEBRA – Refugiados saindo da síria começam a chegar por mar à Europa, tomando o caminho de imigrantes africanos e desembarcando em barcos frágeis no sul da Itália, principalmente na Sicília.
Dados apresentados hoje pela ONU alertam que, desde o início do ano, mais de 4,6 mil sírios já tomaram esse caminho. 
 
Mais de 3 mil deles teriam desembarcado de forma dramática nas últimas cinco semanas, o que revela uma nova rota de fuga de uma guerra que já deixou 100 mil mortos e mais de 2 milhões de refugiados.
 
Casos identificados pela ONU apontam que esses barcos com sírios tem saído de portos no Egito e na Turquia, com grupos de traficantes já explorando a rota para lucrar.
 
Nos últimos anos, a Sicília havia se transformado em um ponto de chegada de milhares de africanos, em fuga de crises humanitárias, da fome e da guerra. Há dois anos, milhares de refugiados da Tunísia e Egito também desembarcaram no sul da Itália. Agora, é a vez dos sírios.
Assassinato em massa nas ruas da Siria
 Hoje, a ONU ainda revelou parte de uma investigação que aponta que, depois de dois anos de conflito, está claro que ataques a hospitais e médicos se transformaram em “arma de guerra” na Síria... 
com as forças do governo bombardeando hospitais e impedindo que civis que tenham sido feridos sejam socorridos.
Segundo o informe, produzido pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, forças governamentais tem atacado “de forma deliberada hospitais, médicos, ambulâncias e impedindo o acesso a tratamento médico às pessoas doentes e feridas”.
 
 “Forças governamentais e suas milícias tem instrumentalizado o atendimento médico como meta estratégica e militar”.
 
Ao agir dessa maneira, a ONU acusa o governo de estar “agonizando ainda mais o sofrimento da população”, violando princípios humanitários e criando “um perigoso precedente”. 
 
Cerca de 13% dos médicos do país já abandonaram a Síria. 
 


O Estadão/Free ilustration by:militanciaviva!

Um comentário:

  1. Lembro bem desse dia em que Obama, daqui do Brasil premeditadamente, e talvez tentando comprometer o Brasil,deu ordens para esse ataque a Síria, um Pais prospero e seu povo viviam em Paz, doí ver essa insanidade de Obama, pois gostaria de ver se ele consegue dormir com sua consciência tranquila, ainda mais que tantas crianças foram mortas e tantas ainda vão ser, por acaso será que ele esqueceu que tem filhos também,e quem com ferro fere também será ferido mortalmente aos olhos de Deus? porque não tens a vida eterna e logo seras julgado pelos crimes hediondos que praticaste se não pelas mãos dos homens, sera inevitavelmente pelo poder de Deus!

    ResponderExcluir