O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Padilha já costura alianças para disputar governo de SP



Por Marina Dias
 
Nas últimas semanas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem se reunido com lideranças do PT em São Paulo para discutir as estratégias e o cronograma inicial de sua pré-candidatura ao governo paulista.
O principal ponto tratado até agora são as alianças partidárias que devem conferir ao petista mais tempo nos programas de rádio e de TV. Padilha é considerado um nome novo na política do Estado mas foi escalado para negociar pessoalmente algumas das parcerias.
 
 
O ministro da Saúde tem boa relação com o presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho no governo Dilma, Carlos Lupi, e já se comprometeu a procurá-lo o quanto antes e iniciar as conversas sobre as alianças para 2014. O PP, do deputado federal Paulo Maluf, também será um dos alvos de Padilha. O PT em São Paulo quer amarrar ainda as alianças com PR e PCdoB.
As reuniões, que envolvem deputados federais e estaduais do PT, além do presidente estadual do partido, Edinho Silva, e de seu sucessor a partir de novembro, Emidio de Souza, são realizadas geralmente na capital paulista e durante os intervalos de agenda do ministro.
No último fim de semana, o ministro encarou um "intensivão", com reuniões na noite de sábado (31) e no domingo (1). Padilha tem percorrido o país na divulgação – e defesa – do programa "Mais Médicos", que traz profissionais estrangeiros para trabalhar em diversas regiões do Brasil.
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos principais defensores da candidatura do ministro da Saúde. O nome de Padilha se consolidou quando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que não iria concorrer ao governo de São Paulo a pedido da presidente Dilma Rousseff, como antecipou Terra Magazine.
Segundo o ex-presidente, a tese que foi usada com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, nas eleições municipais de 2012, deve funcionar igualmente no próximo ano. "Um homem novo, um rosto novo. As pessoas estão cansadas dos mesmos políticos", costuma dizer Lula a interlocutores.
Ressalvas

 O programa "Mais Médicos", uma das grandes apostas do governo federal, deve ser trabalhada, segundo petistas, como a bandeira da gestão de Padilha. Dentro do partido, ainda há resistência ao nome do ministro para concorrer ao governo paulista examente por quem considera que ele não tem uma grande marca à frente do Ministério da Saúde. Essa também era uma preocupação de Lula.
No entanto, nas últimas semanas, Padilha foi aconselhado a costurar o apoio inclusive dentro do PT e continuar dando publicidade positiva ao "Mais Médicos". A intenção é tentar algumas parcerias com Haddad na capital para criar volume e "ter o que apresentar" a partir do início do ano que vem, quando o ministro deve deixar a pasta para se dedicar à campanha ao Palácio dos Bandeirantes. 
 
 
Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário