O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 8 de julho de 2014

BRASIL NÃO É INVENCÍVEL! - SOFREMOS UMA DERROTA HISTÓRICA PARA ALEMANHA: 7X 1


por Eduardo Bueres


Este dia será inesquecível para as futuras gerações. Nem as previsões mais pessimistas poderiam prever um placar tão terrivelmente acachapante e humilhante. Não adianta procurar ou apontar culpados. Perdemos feio e isso ficará escrito para sempre na nossa história.
O festejado Felipão, foi de herói a vilão em 90 minutos, fato que  será lembrado com mais ou menos rancor na memória dos cidadãos brasileiros. Uma  nação que se enfeitou e se preparou para uma vitória moral em casa, puxada pelo grito e esperança de 200 milhões, que acabou assistindo uma derrota humilhante e 100% categórica, tomando quatro gol em seis minutos. 

Que ele nem a turma da Rede Globo tente justificar a nossa derrota dizendo que a previsível seleção da Alemanha é experiente, genial, ou coisas do gênero. 

Que fique bem claro para o mundo: nos perdemos para a Alemanha, não foi a Alemanha que nos derrotou.
É muito difícil compreender o que existiu hoje em nível técnico, físico, psicológico com a seleção canarinho.Estamos arrasados, mas vivos para fazer dessa lição uma futura arma. 

Resta-nos agora somente lutar pelo terceiro lugar, título de honra para uma seleção que perdeu para a robótica seleção sem carisma e sem estilo, como é o caso desta Alemanha que hoje nos derrota,  bem menor que a do Brasil em nível de vitórias nas disputas mundiais.

O nome "jogo" significa exatamente isso: perder ou ganhar. Tiremos mais essa lição de ouro para sempre, aprendizado dolorido que  demonstra que, no esporte, não existe a figura da esquadra 'invencível.

Ninguém, nenhum de nos, nem tão pouco os jogadores tem que pedir desculpas para as circunstâncias que nos levaram para a pior derrota da história da nossa seleção. 

Perdemos e vamos com a cabeça erguida lutar por outras vitórias no futuro, já que, no passado, escrevemos com glória paginas de felizes que equivocadamente nos ajudou a forjar a  mítica crença que ajudou a nos derrotar hoje no gramado, no coração, na alma e no cérebro, por termos acreditado que, na arte do futebol, somos um povo invencível, talentoso e mais esperto que os outros do resto do mundo, por que os subestimamos com alegre arrogância, logo eles que igualmente se esforçam para disputar com muita garra esse tipo de esporte emocionante e desconcertante. 

Outras copas virão, outros técnicos, outros jogadores,outros torcedores. Mas este placar é uma cicatriz que precisa ser superada com uma vitória de igual placar sobre este adversário. Parabéns para a Alemanha, sim, por enquanto... a "vingança' é sagrada!. Esqueçamos o Uruguai de 50. Avante Brasil!!!.

Um comentário:

  1. Jogadores vendidos precocemente como mercadoria ao estrangeiro sem que o torcedor tome conhecimento (ou alguém teria conhecimento dos jogadores convocados para a copa das confederações?). Negociados em tenebrosas transações com de dinheiro de origem duvidosa (ou alguém pode explicar a origem dos milhões administrados pelo pai do Neymar? Ou dos 172 milhões de dólares que vale o passe do Hulk?). Jogadores vilipendiados em seus caráter, que perdem, em doses homeopáticas, a brasilidade e o amor pelo futebol arte. Que jogam muito mais com um controle de playstation nas mãos, que preferem valorizar suas contas bancarias milionárias e posantes carrões; que vivem mais na frente do espelho cultuando suas tatuagens, brincos de diamantes e a qualidade do tingimento de seus cabelos.
    Técnicos e assessores ultrapassados e burros. Dirigentes da FIFA e CBF que teriam que estar cumprindo penas em penitenciárias de segurança máxima por um longo período.
    E ainda tem parte de imprensa omissa e bajuladora dos interesses desse esquema fraudulento. Tudo isso corrói e afunda o evento da copa do mundo, entristece e afasta cada vez mais os sofridos torcedores.

    ResponderExcluir