O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vitória alemã também foi Maracanazo da mídia

247 – Por detrás de uma projeção  aparentemente inocente e divertida - o de como seria útil, para os planos da oposição, a  presidente Dilma Rousseff entregar a Copa do Mundo para o capitão Lionel Messi, da Seleção da Argentina -, uma ala destacada da mídia tradicional trocou os pés pelas mãos. Na ânsia de reproduzir o que seria, para ela, não apenas uma rivalidade esportiva, mas sim um verdadeiro desapreço do povo brasileiros pelo vizinhos argentinos, a revista Veja, capitaneada por Eurípedes Alcântara e com o plantonista Reinaldo Azevedo sempre a postos, fez mais uma de suas jogadas editoriais.
Na capa desta semana, e também em post do colunista chamado de pit bull, ficou claro o desejo da publicação de ver a presidente Dilma Rousseff sair desgastada do Mundial. O principal momento desse viés de baixa, mesmo depois de a Copa ter sido considerada a melhor da história, em ampla pesquisa feita pela BBC, seria a entrega, por ela, da taça da Copa do Mundo para o camisa 10 Lionel Messi, da seleção da Argentina.
Na mesma linha de considerar que aquele gesto seria uma suprema humilhação, a ser cobrada nas urnas de outubro pelo povo brasileiro, os colunistas Merval Pereira, de O Globo, e Dora Kramer, do Estadão, também se divertiram. Eles transmitiram aos seus leitores como seria ruim para a imagem de Dilma passar a taça para Messi.
Depois de assistirem a uma Copa pacífica, sem as manifestações públicas e cenas de vandalismo que previam, aos colunistas restou torcer para que o preconceito e a xenofobia prevalecessem. Não atinaram, porém, para o fato de que esses sentimentos excludentes e preconceituosos não estão no rol de valores de povo brasileiro.
Agora que a Copa terminou, as eleições presidenciais irão se acirrar. Mas foi tolice querer aproveitar até o último momento um desgaste que não veio. Os argentinos, afinal, perderam a taça para a Alemanha – e Dilma fez a entrega ao capitão Philippe Lahm. Messi, que despertaria, segundo as predições, novas vaias à presidente, foi eleito o melhor jogador da competição. Outra vez, assim, a turma da aposta contra perdeu em todas as frentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário