O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Hidrelétricas Santo Antônio e Jirau disputam água do Rio Madeira

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqkFb2nKlFRxJ_NL-YDtJnzmlCYUNlecku4FyVf63ucGGDXtgSChSHC9T3m0yZyUGKPHYYmVDFfNPJfdtfB-0k4ykCnzFBi5KUZmwrOYvf2M4LMqEgDgxNGrKOwc54Ziruy0tGXDTbx_8E/s1600/jirau.jpg
A elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio foi autorizada porque sem isso a usina não teria como entregar a energia acertada no contrato de concessão, assinado em 2008.
Porto Velho - O governo terá de resolver a disputa entre as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), sobre o aumento da potência de geração das duas usinas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na terça-feira (1) a elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio, medida que pode inviabilizar a proposta dos sócios de Jirau de incluir mais seis turbinas. Caberá ao Ministério de Minas e Energia resolver o impasse.

Os sócios das usinas apresentaram à Aneel propostas de elevação do potencial de geração de eletricidade dos dois empreendimentos. Como as hidrelétricas serão construídas no mesmo rio, a elevação do nível de água represada por Santo Antônio afetará a capacidade de aumento de geração de Jirau, que fica na parte superior do Rio Madeira.
http://i50.tinypic.com/30m718m.jpg,
A elevação do nível de água do reservatório de Santo Antônio foi autorizada porque sem isso a usina não teria como entregar a energia acertada no contrato de concessão, assinado em 2008. “Com um nível de água mais baixo, perderíamos de 70 a 80 megawatts de energia”, disse Ricardo Barbi Costa, diretor comercial da Santo Antônio Energia. 

.

A elevação foi pedida depois que foi identificado um erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cálculo de um indicador que baliza o nível de água do reservatório. A capacidade da hidrelétrica de Santo Antônio será de 3.150 megawatts (MW) de energia, com geração média de 2.140 MW. A usina é controlada por Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez, Cemig, Banif e o fundo de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Jirau produzirá um máximo de 3.450 MW e é controlada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), grupo que reúne GDF Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:Agência Estado .

Um comentário:

  1. apcserra@yhaoo.com.br21 de maio de 2011 às 02:07

    Enquanto as duas Usinas brigam por agua , pergunta quero saber o tamanho exato da area de alagamento de jirau e santo Antonio para gerar as duas 3150 e 3450 mw, o que representa de mata encoberta pela agua, quais as areas serão alagadas,


    gestor ambiental

    ResponderExcluir