O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pesquisa Ibope alimenta especulação no mercado


:
Levantamento que seria divulgado ontem foi adiado para esta quinta-feira; rumor de que pesquisa apontaria queda na vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre seus adversários foi o pretexto para alta de ações do setor elétrico e também da Petrobras. 
Procurado pelo site de finanças Infomoney, Ibope, de Carlos Augusto Montenegro, se contradisse sobre data de divulgação da pesquisa; blog Tijolaço recomenda cuidado com movimentações do instituto
20 de Março de 2014 às 08:04
247 - O rumor de que uma pesquisa Ibope seria divulgada ontem e apontaria queda na vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre seus adversários foi o suficiente para deflagrar uma onda de especulação no mercado financeiro, que registrou fortes de altas de ações da Petrobras e do setor elétrico.
A respeito disso, leia, abaixo, reportagem do Portal Infomoney:
Ibope se contradiz, e pesquisa eleitoral não é divulgada
Consultado pelo InfoMoney, o Instituto de pesquisas disse, duas vezes, que o levantamento estava pronto e que seria divulgado nesta quarta-feira pela TV Globo e pelo Estadão
(SÃO PAULO) – A pesquisa com os dados sobre a corrida presidencial, cuja publicação foi confirmada para esta quarta-feira pelo Ibope, não foi divulgada pela TV Globo nem pelo Estadão, que encomendaram o levantamento. O Ibope registrou a pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00031/2014 na última sexta-feira (14). A divulgação da pesquisa estava prevista para esta quarta-feira (19), conforme pode ser verificado no documento registrado no site do TSE.
Procurada pelo InfoMoney, a assessoria de imprensa do Ibope informou, no início da tarde, que o levantamento seria divulgado pelas empresas que encomendaram a pesquisa no início da noite no site do Estadão, na Globonews e na TV Globo. Após o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, publicar que o levantamento só seria divulgado na noite de quinta-feira porque não estava pronto, o InfoMoney voltou no final da tarde a entrar em contato com a assessoria do Ibope, que confirmou que não apenas o estudo já havia sido concluído como também que já tinha sido repassado para a Globo e para o Estadão. Pela segunda vez, o Ibope também confirmou que a pesquisa seria tornada pública na quarta-feira.
O InfoMoney procurou as assessorias de imprensa da Globo e do Estadão para entender qual era a informação verdadeira, mas ninguém foi encontrado.
Rumores de que a pesquisa eleitoral poderia mostrar a redução da vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre os pré-candidatos da oposição mexeram com a Bovespa nesta quarta-feira. As maiores estatais federais estiveram entre as principais altas do Ibovespa no dia: ordinárias da Eletrobras (6,14%), ordinárias do Banco do Brasil (4,59%) e ordinárias da Petrobras (3,47%). As empresas já tinham registrado um desempenho positivo no pregão de terça-feira. O mercado reagiu positivamente porque os investidores entendem que o governo Dilma é muito intervencionista e prejudica a rentabilidade das empresas estatais.
Sobre a mesma pesquisa, o blog Tijolaço recomenda cautela. Leia abaixo:
De olhos bem abertos: Ibope tem pesquisa a partir de hoje
19 de março de 2014 | 09:31 Autor: Fernando Brito
Sem que nenhuma empresa tenha contratado (pausa para respirar e acreditar em mula sem cabeça) o Ibope tem uma pesquisa de intenção de voto legalmente habilitada para divulgação a partir de hoje.
Foi contratada pelo próprio Ibope, com “recursos próprios”, por R$ 180 mil.
No questionário apresentado à Justiça Eleitoral não há novidades, apenas seguem apresentando a candidatura Marina Silva como opção à de Eduardo Campos, não se sabe por que razões.
O foco da pesquisa, como pode ser visto no questionário registrado no TSE, segue sendo a vontade de mudança do eleitor, com opções de “com Dilma” ou “sem Dilma”.
Os cenários são: um espontânea, duas com oito candidatos (incluem-se José Maria Eymael, Levi Fidélix, Randolphe Rodrigues,Mauro Iasi, Pastor Everaldo e a trinca Dilma/Aécio/Eduardo e, alternativamente, Marina Silva.
Depois, uma opção entre os três últimos, sempre alternando Eduardo e Marina, e as possibilidades de segundo turno entre eles.
É bom sempre ficar atento com estas pesquisas “vindo do nada”, sem que uma instituição ou veículo tenha contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário