O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 23 de março de 2014

Morre o ex-presidente espanhol Adolfo Suárez




Segundo a imprensa local, o funeral de Estado do ex-mandatário acontecerá após alguns dias de luto nacional, durante os quais seu corpo será velado na sede do Parlamento espanhol.
Apesar de herdeiro do franquismo, tendo ocupado diversos cargos públicos nos últimos anos do regime, Suárez foi nomeado presidente do governo pelo rei Juan Carlos em julho de 1976, alguns meses após a morte de Francisco Franco, para desmontar a estrutura da ditadura e conduzir o país em direção à democracia.   
Na época, ele tinha apenas 43 anos e era desconhecido da maior parte dos habitantes da Espanha. Sua administração foi responsável por promover a legalização dos partidos, a redação da nova constituição, a anistia a presos políticos, entre outras medidas.   
O ex-chefe de governo renunciou ao cargo em janeiro de 1981, pouco antes de uma tentativa frustrada de golpe militar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário