O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Requião reapresenta no Senado reformas de Jango

Jango - presidente do Brasil 1961 - 1964

O senador Roberto Requião reapresentou na sessão plenário do Senado duas das Reformas de Base propostas pelo presidente João Goulart há 50 anos, no Comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
“Por unanimidade, o Congresso restituiu simbolicamente o mandato do presidente Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Agora, queremos dar substância às homenagens, reapresentando no Senado as propostas que levaram a sua deposição”, disse o senador.
Com o apoio dos senadores Pedro Simon ( PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), Requião recuperou as propostas de reforma agrária e de definição do conceito de empresa brasileira de capital nacional, encaminhando ambas sob forma de projeto de lei, para apreciação dos senadores.
 
Requião afirmou que as duas reformas propostas há meio século continuam de extrema atualidade, já que “a reforma agrária nunca foi feita no país e a definição de empresa nacional sofreu modificações antinacionais, que favorecem grandemente as empresas estrangeiras, no governo FHC”.
O senador afirmou que foi a “coragem nacionalista” de Goulart que levou as forças conservadoras, “aliadas ao capital multinacional e à grande mídia”, a derrubá-lo. “Segundo pesquisas do IBOPE À época do golpe, 85 por cento dos brasileiros queriam a permanência de Jango no poder; apenas 15 por cento apoiavam golpe”, lembrou Requião.


Leia mais no Site do Requião

Nenhum comentário:

Postar um comentário