O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 20 de março de 2014

A obra que vai turbinar a Amazônia ! - Dilma Rousseff autoriza nesta quarta-feira derrocamento do Pedral do Lourenção


No Blog do Hiroshi

Cumprindo compromisso assumido com as regiões Norte e Centro-Oeste, a presidenta Dilma Rousseff assina nesta quinta-feira (20), em Marabá, a ordem de publicação do Edital de Licitação para execução do derrocamento do Pedral do Lourenção (foto acima). 

A obra considerada estratégica para o desenvolvimento da região do Carajás e de todo o Meio Norte do País e fundamental para o escoamento da produção de grãos e de parte do minério extraído na região.

O Pedral é um trecho de formações rochosas no rio Tocantins, localizado entre Itupiranga e Marabá, que impede a navegação, no período de estiagem na Amazônia, entre Marabá e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, ao norte do Pará.


O anúncio da obra será feita em evento que reunirá também 89 prefeitos paraenses que receberão 110 máquinas pesadas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II.
A execução do derrocamento do Pedral reabre a discussão sobre a implantação da ALPA, siderúrgica da mineradora Vale em Marabá, cujas obras de instalação estão praticamente paralisadas. Espera-se que o derrocamento do Pedral anime a mineradora a investir mais fortemente na conclusão de sua planta técnica.


O Governo Federal com o derrocamento do Pedral, a construção das Eclusas de Tucuruí e a ampliação do Porto de Vila do Conde, em Barcarena, sinaliza de forma positiva para o incremento do modal de transporte aquaviário na região.
Após o derrocamento e a consequente conclusão da hidrovia Araguaia-Tocantins, será possível acelerar a revitalização do Distrito Industrial de Marabá, que já conta com a Aço Cearense, proprietária da Sinobrás, que produz vergalhões de aço, gerando mais empregos e garantindo recursos para investimentos em saúde, educação e tantas outras áreas.
Assim, o derrocamento é essencial para viabilizar o polo industrial da região sul-sudeste do Pará, em Marabá e garantir o escoamento da produção de estados vizinhos, em especial Mato Grosso e Tocantins. Por isso as lideranças desses estados se mobilizaram para que a obra da Hidrovia Araguaia/Tocantins fosse retomada como obra complementar às eclusas e ao porto de Barcarena, tornando-as úteis de fato para o desenvolvimento da região amazônica.
Além disso, a hidrovia do Araguaia-Tocantins é o caminho natural para viabilizar a ZPE de Barcarena, um desejo antigo do Pará e que industrializará diversos minerais, em especial o cobre, além de assegurar a ampliação da cadeia do alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário