O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 22 de março de 2014

Por que a Petrobrás não é bala de prata contra Dilma



Não é a bala de prata contra Dilma
por : Paulo Nogueira

A oposição vai explorar o caso Petrobras ao máximo para ver se consegue abalar o que parece ser uma segura caminhada de Dilma rumo ao segundo mandato.
É do jogo. O PT faria o mesmo se as posições estivessem invertidas. A única diferença, aqui, é que a mídia pouparia seus amigos, se fosse o PSDB no poder.
Mas quem acredita que o caso pode ser a bala de prata contra Dilma acredita, como disse Wellington, em tudo.
Dilma balançou em junho, quando as ruas gritaram sua insatisfação. Mas em sua extrema fraqueza a oposição não conseguiu capitalizar nada.
Quase um ano depois, Dilma, como mostram as pesquisas, andou para a frente. Os candidatos da oposição, em compensação, se movimentaram como caranguejos.
O último Ibope mostra isso. Aécio, depois de implorar um papo com os brasileiros, teve um choque de realidade: ninguém está interessado em sua conversa mole.
Eduardo Campos saiu do nada, quando se declarou candidato, para chegar a menos que nada, às vésperas da campanha.
Pelos últimos resultados, será difícil ele evitar a pressão para que a cabeça de chapa do PSB seja Marina.
Uma votação vergonhosa em 2014 pode comprometer seu futuro, e ele é relativamente jovem.
Marina 2014 é menos interessante que a versão de 2010. A aura verde e moderna de então foi, em parte, substituída pela carolagem evangélica retrógrada de agora.
Fora isso, Marina continua com uma extrema dificuldade em se manifestar com clareza, e isso vai virando motivo de piada. Seu programatismo é anedótico, confrontado com o pragmatismo que ela – acertadamente — atribui ao PT.
Se havia em junho alguma expectativa de que ela poderia sair realmente forte e competitiva dos protestos, nove meses depois sabe-se que isso simplesmente não ocorreu.
Marina, para os manifestantes, é mais do mesmo.
Tudo isso considerado, é vital que o episódio da Petrobras seja cabalmente esclarecido.
O Brasil precisa, no Congresso e não só nele, de um choque de transparência.
A falta de transparência leva as informações relevantes a ficarem em poucas mãos no Congresso, e isso facilita chantagens como a promovida pelo Blocão.
É triste constatar isso, mas se os desejos dos integrantes do Blocão tivessem sido saciados, não saberíamos que a Petrobras fez uma compra tão desastrada em Pasadena, Texas.
Alguma coisa funcionou terrivelmente mal na análise do negócio, e a sociedade tem que saber, nos detalhes, o que foi.
Mas imaginar que o caso vai ressuscitar candidaturas mortas em vida, como a de Aécio e a de Campos, pertence, definitivamente, à categoria de coisas consagrada por Wellington. Quem acredita nelas acredita em tudo.
_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário