O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, convidou o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, a realizar uma viagem oficial a Teerã, informou um comunicado do ministério nesta terça-feira.
mulheres nas ruas de de Teerã |
O chefe da diplomacia iraniana também cumprimentou "a vitória da revolução do povo muçulmano líbio e insistiu no desenvolvimento das relações entre a República islâmica do Irã e a Líbia".
O diálogo telefônico foi o primeiro contato oficial entre o Irã e o CNT desde a queda do ditador Muammar Gaddafi. O Irã, apesar de saudar a "vitória do povo líbio muçulmano", não anunciou o reconhecimento formal do CNT.
O comunicado afirma que o embaixador do Irã na Líbia, que havia saído de Trípoli "após o movimento de contestação do povo líbio", voltará em breve a seu posto.
Abdel Jalil (Foto acima), por sua vez, disse esperar que Salehi "viaje em breve à Líbia". O líder do CNT também agradeceu "a República islâmica do Irã pela ajuda e a assistência ao povo líbio nos momentos difíceis" e expressou seu desejo de "um reforço das relações entre os dois países".
Salehi afirmou no último domingo que o Irã havia enviado secretamente ajuda humanitária aos rebeldes líbios antes da queda de Gaddafi.
Apesar de expressar sua solidariedade com a luta dos rebeldes líbios, Teerã sempre condenou a intervenção militar da Otan na Líbia.
Fonte: France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário