O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nova face de mulher desfigurada após ataque de chimpanzé é revelada

Charla Nash, de 57 anos, logo após a cirurgia que reconstruiu o seu
 rosto. (Foto: Hospital Brigham and Women's / AP Photo)

Charla Nash logo após a cirurgia que reconstruiu a sua face. (Foto: Hospital Brigham and Women's/AP Photo)
Um ataque de chimpanzé destruiu o rosto da mulher de 57 anos.
Charla Nash, uma mulher de 57 anos foi atacada por um chimpanzé chamado Travis em 2009 e teve o rosto destruído. Ela passou por 20 horas na mesa de operações do hospital Brigham and Women's, centro ligado à Escola Médica de Harvard. Foram transplantados novos lábios, nariz, pele, músculos e nervos faciais. A identidade do doador não foi revelada.

Durante o ataque do primata, Charla também perdeu as mãos. Os médicos tentaram transplantar duas mãos durante a mesma operação que reconstruiu a face de Charla, mas complicações forçaram a equipe a optar pela retirada dos novos órgãos.

Agora, Charla afirma querer apenas retomar a capacidade de poder cheirar, comer e falar corretamente, além de poder beijar os entes queridos.

Os transplantes de face nos Estados Unidos começaram com o caso com Connie Culp, que teve parte do rosto reconstruído em dezembro de 2008. No mundo, o primeiro transplante de face parcial foi realizado pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard na paciente francesa Isabelle Dinoire, em 2005.

Charla 
Nash, antes e depois do ataque do chimpanzé Travis. (Foto: Hospital 
Brigham and Women's / AP Photo) 
Charla Nash, antes e depois do ataque do chimpanzé. (Foto: Hospital Brigham and Women's / AP Photo)
 
Do G1, com informações da Associated Press

Um comentário:

  1. Animal selvagem é animal selvagem,não comfie,esses chimpamzes um dia eles inadivirtidamente atacam,querem que eles ajam como um ser humano que não o são!!!

    ResponderExcluir