O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 7 de agosto de 2011

TIGRE DE PAPÉIS

http://www.lkmilitary.com/0323.jpgMao Tsé-tung disse no Livro Vermelho que "o imperialismo e todos os seus lacaios são tigres de papel". 
Hoje, a China tem o maior número de papéis da divida pública do Tesouro americano. Depois que a agência de avaliação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota dos papéis da dívida dos EUA de AAA para AA+, os EUA deixaram de ter os títulos mais confiáveis do mundo. Preocupadas, as autoridades chinesas pediram garantias para esses papéis. 
 http://pulsereview.com/wp-content/uploads/2009/07/papertieger.jpg
Antes do anúncio, a China já tinha pedido "responsabilidade" às autoridades americanas. 

É uma ironia da História a maior potência capitalista do mundo ter grande parte dos papéis do Tesouro nas mãos da potência comunista remanescente.
Pensando bem, acho que o imperialismo é um tigre de papéis... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário