O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A IMOBILIDADE DE ZENALDO É UMA UMA PRAGA QUE ATACA A MOBILIDADE URBANA EM BELÉM

A situação da Cidade das Mangueiras no quesito mobilidade urbana continua pior do que era antes: é grave, gravíssima; a chamada 'metropoli da Amazônia', permanece criminosamente engessada a partir da entrada da cidade, aporrinhação suprema provocada pelas obras do famigerado BRT amarelão, que são tocadas a passo de tartaruga, na base do 'enrolation", tardiamente, pela equipe  do prefeito Zenaldo Coutinho; permanecendo empacadas mesmo passados oito meses após as últimas eleições, exatamente como existia na era Dulciomar, o esperto. 
Vale fazer a pergunta que não quer calar: o que foi feito de bom e positivo até agora pelo prefeito calouro nesta "nova" administração que a diferencie da velha?.Resposta rápida: NADA!

Por que este cidadão Coutinho, que prometeu tudo ao eleitor durante o horário a propaganda eleitoral, não parece não avançar em nada, em nenhuma frente ao ponto de criar um marco de sua gestão?. 

O que não convence e não entra na cabeça do cidadão eleitor e a falta de explicação  sobre a não permissão - pelo menos para mitigar o sofrimento das desgraçadas e dos desgraçados motoristas de Belém -  para  liberação das novas pistas de concreto da Avenida Almirante Barroso que, mal ou bem,  já estão concluídas...

Assim como providencie a retirada em caráter de urgência, urgentíssima, das barreiras de concreto que fecham as principais transversais no entornam da principal via da cidade, limitação estúpida que só serve para prejudicar e debilitar ainda mais o prejuízo em nível de  mobilidade estabelecido à toda sociedade. 

É preciso lembrar que esta lambança foi parida na base de muito dinheiro do contribuinte torrado pela irresponsabilidade administrativa venal do milionário ex-prefeito  Duciomar Costa, que somente chegou ao poder porque foi apoiado pelos tucanos?. 


Esta liberação pleiteada pelo povo é em nível temporal; seria exclusivamente para o uso de linhas convencionais de ônibus urbanos, enquanto não chega o ano de dois mil vinte e poucos, quando, quem sabe - espera-se - já esteja funcionando.  

Dificilmente os moradores de Belém estarão usufruindo do tal BRT durante as comemorações dos 4oo anos da cidade. Será uma frustração sim, mas não uma surpresa, já que esta fortuna em formato de cimento, ferro, asfalto, mão de obra cara e  suspeito faturamento iniciou eivada de erros crassos de engenharia, burrice, que foi bancada com uma montanha de dinheiro público, recursos valiosos que poderiam estar servindo por exemplo, para salvar vidas entre outras coisas. A obra avança feito uma lesma. 


Aqui a justiça não apurou até a raiz,como deveria, mais é de arrepiar saber que nas obras do metro em São Paulo a propina paga aos tucanos locais por empreiteiras rapinantes transnacionais,  foi da ordem de 577 milhões de reais; crime que foi devidamente engavetado nas redações dos jornalões controlados por milionários e magnatas, até que ouve a manifestação do CADE. 

O prefeito Zenaldo, parece, faz questão de deixar sempre uma impressão negativa à sociedade; porque inicia mas, não termina o que se propõe a executar; como por exemplo, é o caso da confusa obra que realiza na base do 'tranco', bem ao estilo Dulciomar, na Avenida Júlio Cezar com o canal São Joaquim. 

Alguns advogados doutorados ligados ao centro jurídico da UFPA, comentam que a obra  surgiu e seguiu sem a devida e completa sinalização exigida pelo Código de Transito do Brasil, cuja finalidade inicial era: remover um 'elefante branco' em forma de passarela existente em frente ao quartel dos bombeiros, (vide imagens abaixo quando da construção caríssima da ponte suspensa) beneficio que deveria ser e transferido para as proximidades do canal, onde existe um grande fluxo de pedestres, eliminando assim um incomodo semáforo ali existente que travava o transito. 

Passarelas da Avenida Júlio César em obras (I)


Registros copiado do Blog Meia dois Nove Aquitetura&Assessoria, em 06 de outubro de 2010, da execução das Passarelas do Complexo Viário da Avenida Júlio César, em Belém, Pará.
Fabricação da parte metálica nas oficinas da Imaço.
                                           Execução da parte em concreto.
No final das contas, noves fora às árvores que foram derrubadas ao longo do canteiro, o semáforo continua no mesmo lugar  à sabotar e esquartejar toda uma estratégia de engenharia de trafego criada pelos técnicos internacionais do Projeto 'Ação Metropoli' responsável pela  elaboração do Complexo Viário Daniel Berg; as passarelas foram destruídas mas não reconstruida, portanto os milhares de reais dos contribuintes otários  que foram gastos para construção da parte de estrutura metálica da mesma, tudo indica, foram parar o lixo.  Tudo ficou como dantes no quartel de Abranches...

Ok, o Zenaldo é gestor de primeira viagem, é novato e inexperiente, sabemos; mas já passou do tempo que ele  precisava para dizer à que veio , a sociedade deseja mais ação e menos propaganda na TV.  Precisa ele, acima de tudo,  mostrar mais claramente para a população de Belém que tem, ou que pelo menos pode   - porque deve -  criar uma marca de governo e, feito a mulher de Cezar, demonstrar que esta de fato trabalhando e tem competência administrativa para se manter-se no cargo. Coisa que até deus duvida. 
À essas alturas da decepção causada pela aparente imobilidade do prefeito, tem muita gente que acha que alguma alma penada na Câmara de Belém, deveria propor a abertura de um processo de impeachement contra Zenaldo que, para muitos,  demonstra não esta dando conta do recado .

2 comentários:

  1. Olha, é preciso iniciar o qto antes. pq ñ levar para as ruas essa campanha pelo impechement?. Sabemos todos que será dificil contar c/ o voto de muito vereador e vereadoras falsa-pátria que vivem com rabo preso e jogarão contra.Quero dizer resumindo: Vamos todos pra rua pedir um FORA ZENALDO,JÁ!

    Luciana Farias - Cremação

    ResponderExcluir
  2. Sâo mais de 100 milhões jogados no ralo que essa enrolação de BRT. Acontece que a culpa não é só do arrombado do Dudu, e sim tambem do Zenaldo, que não pediu logo auditoria do tribunal. Não fez porque não quis. O ministério público deveria obrigar esse prefeito adeixar os ônibus andarem pelas pistas do BRT. É um sofoco,um sacrifício para quem anda de coletivo enfrentar a barra na Almirante.Principalmente depois do trabalho.Ele cria essa dificuldade porque anda de carro de luxo com motorista e ar condicionado. A juventude vai dar a sua resposta,ninquem que duvide disso. VAleu!

    ResponderExcluir