O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 31 de agosto de 2013

Projeto R.U.A será lançado neste sábado em Belém


Com intuito de resgatar e fazer também uma galeria a céu aberto para contar as histórias urbanas do bairro da Cidade Velha, no centro histórico de Belém, acontece neste sábado (31) o lançamento do projeto R.U.A (Rota Urbana pela Arte).

A ação urbana organizada por Drika Chagas, John Fletcher, Sue Costa e Emanoel de Oliveira Junior propõe, com a ajuda da comunidade e do projeto Biizu, murais em grafite durante todo o mês de agosto.
 
Primeiro bairro de Belém é valorizado com a arte do projeto, será lançado neste sábado (31), as 18h, no Fórum Landi, na Praça do Carmo, o Projeto R.U.A. (Rota Urbana pela Arte), que transforma em arte relatos de moradores do bairro da Cidade Velha. 
 
Foram produzidos murais em grafite durante o mês de agosto, para valorizar cenário histórico da Cidade Velha, o primeiro bairro de Belém.
Segundo os organizadores, o projeto é uma forma plástica de experimentar a cidade como um local de encontros e traduções, além de modificar o cenário com pinturas em grafite retratando personagens da cultura, da religiosidade e da história da Cidade Velha.
A maioria dos participantes do projeto é oriunda das oficinas do projeto Biizu. “A participação está sendo excelente. A gente selecionou alunos que já participaram do Biizu, alguns de municípios do interior, e até moradores do bairro, que estão adorando o projeto”, informou a artista plástica Drika Chagas, uma das idealizadoras do projeto. Sobre a importância do projeto para a cidade, ele disse: “A gente começou a perceber que o bairro estava um pouco esquecido, até mesmo entre os moradores, e aqui tem histórias incríveis pra gente retratar”.


De acordo com o antropólogo John Fletcher, foi feita uma pesquisa aprofundada antes do projeto iniciar na localidade. “O projeto nasceu de uma conversa entre amigos. Nós começamos a negociar com os moradores, e logo no início os moradores estavam meio reticentes. Depois que começou a aparecer o resultado, eles começaram a fazer uma competição, para ver quem tinha o grafite mais bonito".
Durante o lançamento do projeto R.U.A. será apresentado um documentário sobre o desenvolvimento do projeto, incluindo a pintura dos muros. Haverá ainda apresentação de bandas, de DJs e projeção das imagens dos grafites, por meio de vídeo mapping.
Mais informações sobre o R.U.A. estão disponíveis no site www.projetorua.com.br. O projeto é uma realização de Drika Chagas e da Secom, com apoio de Estrela do Norte Distribuidora, Fórum Landi e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Redação Portal ORM, com informações da Secretaria do Estado de Comunicação (Semec)
Foto: Cristino Martins / Agência Pará
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário