O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

AQUARELA AMAZÔNICA: HUBERT HAYAUD REGISTRA EXPEDIÇÃO PELO VALE DO GUAPORÉ

Uma imagem por dentro de outra imagem e por dentro de outra....


A dislexia salvou Hubert Hayaud, 41 anos. A sentença é simplista e redutora, mas foi o ‘distúrbio’ que aproximou esse franco-canadense da fotografia..

____________________________________________________________________________

“Quando criança ia sempre muito mal nas escolas e descobriram que eu era disléxico. Não me saía bem na escrita, mas compensava na atenção visual e na curiosidade”, lembra. Aos dez anos sentiu o chamado da fotografia e começou a arriscar as primeiras fotos, tendo a família como tema inicial.
Foto de Hubert Hayaud

Como não era amigo das letras e passou a ser íntimo das imagens, Hubert foi cursar cinema. Atualmente, ganha a vida como editor de documentários. No entanto, é na fotografia que realiza os projetos pessoais. 


Acompanhar o Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante tem sido um desses projetos. É Hubert quem registra em imagens a expedição do festival pelo Vale do Guaporé, em Rondônia e que faz fronteira com a Bolívia.
“Tem sido um desafio enriquecedor”, diz ele. Hubert prefere sempre fotografar pessoas a paisagens. “Gosto de vê-las no ambiente natural delas, da maneira que vivem”, explica. E o que tem visto explode em cores. “Não tem como fazer em preto e branco aqui nessa parte da Amazônia”.
Foto de Hubert Hayaud

As imagens resultantes da programação do Festcineamazonia estão como a missão a ser executada, mas o que encontra ao redor tem inspirado o fotógrafo. Crianças brincando nos rios, gente que passa de bicicleta, pessoas nas feiras, nas ruas. Mas sempre gente.
Foto de Hubert Hayaud

Hubert praticamente não usa o ‘zoom’. Segue a máxima de Robert Capa. Se a fotografia não ficou boa é porque não se está perto o suficiente. É dessa proximidade que Hubert mais gosta.
Foto de Hubert Hayaud

“Fotografia para mim é algo muito pessoal. É o que permite registrar minha passagem e meu ponto de vista nessa pequena vida. A fotografia faz o testemunho individual a outras individualidades a respeito desse mundo”.
Foto de Hubert Hayaud

Não é um testemunho neutro. Impossível ser, segundo Hubert. Em cada lugar ele acredita haver uma imersão profunda. “Depois vou olhar com mais cuidado. O que sinto é que cada viagem te modifica um pouco. Ainda não sei o que serei depois dessa imersão na itinerância”. 


DOL\Free ilustrationby by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário