O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O jornalista que pediu a execução de Assange


Um repórter da Time escreveu no Twitter que não vê a hora de noticiar que um drone pegou o 
criador do Wikileaks.
Por: Paulo Nogueira
Um jornalista da maior revista do mundo pediu a morte de Assange
“Não vejo a hora de noticiar que um drone pegou Assange”, tuitou neste final de semana um jornalista da Time, Michael Grunwald.
Ele estava pedindo, em outras palavras, a execução de Julian Assange, fundador e editor do Wikileaks. Execução sem julgamento, como são todas aquelas feitas pelos drones, os aviões sem tripulação que jogam bombas manobrados à distância.
Houve, evidentemente, uma corrente de repúdio a Grunwald. A própria Time se apressou em dizer que ela não tinha nada a ver com aquilo.
Ele acabou retirando o tuíte, mas disse mais uma bobagem ao consertar a estupidez. Afirmou que não queria dar munição aos seguidores de Assange.
Há mais de um ano Assange está confinado à modesta embaixada do Equador em Londres, do lado da Harrods. Num gesto admirável, o presidente do Equador, Rafael Correa, concedeu asilo a Assange. Mas se ele tirar os pés da embaixada, na qual se refugiou quando estava prestes a ser preso em Londres sob pressão diplomática dos americanos, será detido e deportado para a Suécia.
Na Suécia, cuja legislação sexual é extraordinariamente rigorosa para com os homens, Assange é acusado de forçar sexo com duas mulheres que dormiram consensualmente com ele. Entre os homens suecos corre a piada de que antes de ir para a cama com uma mulher é recomendável pedir que ela assine uma declaração de que está agindo por livre e espontânea vontade.


Assange afirma, e não razões para duvidar disso, que iria à Suécia responder pelos seus atos. Não vai porque são grandes as chances de ele terminar rapidamente nos Estados Unidos, onde teria um destino jurídico parecido com o de Bradley Manning.
Um jornalista pedindo publicamente o assassinato de um jornalista: isto é raro e, de certa forma, histórico.
Quem melhor definiu o caso foi o jornalista americano Glenn Greenwald, aclamado colunista do jornal britânico Guardian.
“Aquele tuíte faz não só entender como comemorar a decadência da mídia tradicional”, escreveu ele.
Clap, clap, clap.
De pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário