O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Belém sediará III Fórum da Internet no Brasil



Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento acontecerá em Belém, de 3 a 5 de setembro, com o objetivo de disseminar os 'Princípios para a Governança e Uso da Internet', além de promover um espaço de discussão sobre os desafios atuais e futuros da Internet.
 A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) garantiu apoio à realização do III Fórum da Internet no Brasil, que será realizado pela primeira vez na região Norte, com o tema “Construindo Pontes”.
 “A participação da Prodepa é fundamental. O Fórum é um espaço aberto, que reúne empresas, entidades governamentais, academia e sociedade civil. Todos podem participar e debater os desafios para melhorar a internet no Brasil”, afirma Tiago Cardoso, gerente de Projetos de Cidadania da Prodepa.
De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2012, realizada pelo CETIC.br, a região Norte ainda tem pouco acesso à Internet e a qualidade do serviço está muito abaixo do ideal. Segundo o estudo, 56% dos entrevistados que moram em estados do norte do País, nunca acessaram a Internet. Dentro deste contexto de discussão sobre a qualidade e acesso à internet na região, discute-se também a questão em todo o território nacional. Este é o tipo de debate que interessa a diferentes setores da sociedade, como o usuário final de Internet, gestores públicos, terceiro setor, empresários e estudantes.
Marcelo Gardini, gerente de operações do Comitê Gestor da Internet no Brasil, fala sobre a importância da realização do Fórum na região Norte. “Vamos abrir espaço para o Brasil inteiro conseguir se comunicar com o comitê gestor e dizer o que realmente é importante pra enfrentar os novos desafios que a internet terá nos próximos anos. É importante que isso esteja disponível para todos os públicos. O projeto do fórum é itinerante, cada ano é realizado num local diferente para que todo mundo do País tenha acesso e participe”, declara.
Atento aos diferentes públicos que consolidam também a própria estrutura do CGI.br, o III Fórum da Internet no Brasil estará organizado em cinco trilhas temáticas: Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; Privacidade, Inimputabilidade da Rede; Liberdade de Expressão e Neutralidade de Rede.
O III Fórum contará ainda com o Seminário de Avaliação dos 10 anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS+10). Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o CGI.br busca liderar essa iniciativa e dar início a um processo de avaliação de posicionamentos dos diversos setores da sociedade frente aos temas de desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Além disso, os debates do III Fórum marcam o início da participação brasileira no Internet Governance Forum (IGF), um importante evento do setor que acontecerá em Bali, na Indonésia, entre os dias 22 e 25 de outubro. O encontro envolve entidades internacionais, como governos, empresas e organizações da sociedade civil, além de especialistas do mundo inteiro interessados no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à Internet.
A inscrição para quem deseja participar do III Fórum da Internet no Brasil pode ser feita gratuitamente na Internet. Para preencher o formulário e visualizar a programação completa do evento acesse o site: http://www.foru mdainternet.cgi.br/participe.html. Os jornalistas interessados em cobrir o evento podem enviar e-mail para: pedro.zambarda@s2publicom.com.br ou ligar para (11) 3027-0226.
Serviço: III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013. De 03 a 05 de setembro de 2013, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco).



Texto: Natia Ney

Agência Pará de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário