O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Complexo do Tapajós: Eletrobras quer duas usinas já em 2012

http://www.internationalrivers.org/files/images/Cachoeiras%20S%C3%A3o%20Luiz.jpg.

O governo federal planeja colocar em leilão até o fim de 2012 as usinas de São Luiz de Tapajós e Jatobá, duas das cinco que integram o complexo hidrelétrico do Rio Tapajó, no Oeste do Pará. (PA).

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ9rPe67yA7UNEP1VgG_qN6q_oAaBlOUHU5UI0zyhi9p9xJjQlNww


O Complexo do Tapajós é um complexo hidrelétrico composto por 5 usinas a serem construídas no Rio Tapajós, no Pará. É composto pelas seguintes usinas: UHE São Luiz do Tapajós, UHE Jatobá, UHE Jamanxim, UHE Cachoeira do Caí, UHE Cachoeira dos Patos. As obras devem começar por volta de 2012 e durar cerca de 5 anos. Após a conclusão, terá a potência instalada de 10.682 MW. Itaituba será a cidade base para a construção e operação das usinas. 
http://www.oimpacto.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Usina-de-S%C3%A3o-Luiz-do-Tapaj%C3%B3s.jpg
Ilustração da UHE Luiz de Tapajós

 "A prioridade para 2012 são as usinas de São Luiz de Tapajós e Jatobá. A ideia é botá-las em leilão até o final do ano que vem" anunciou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, durante o simpósio Energy Summit 2011, no Rio.
Apesar do anúncio, todas as usinas do complexo ainda estão em processo de estudos pela Eletrobrás, não tendo ainda sequer licenças protocolizadas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 
"Temos que ter autorização para entrar nas áreas, que são de preservação ambiental", afirmou Tolmasquim.

*Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário