O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Parlamento cubano aprova série de reformas econômicas!

http://www.estadao.com.br/fotos/cubaparlamento_Ismael_Francisco_AP_TL.jpg

O Parlamento cubano aprovou nesta segunda-feira (01/08) uma   série de reformas econômicas propostas pelo PCC (Partido Comunista Cubano). O objetivo, de acordo com o jornal local Granma, é reduzir as restrições à vida pessoal dos cidadãos e impulsionar a economia da ilha.

Desde abril, as diretrizes gerais para as reformas foram aprovadas pelo PCC durante seu 6º Congresso. Entretanto, o lançamento oficial das reformas teria que ser feito pelo Parlamento. Para isso, durante quatro dias, 400 deputados, em 12 comissões, analisaram os relatórios econômicos setoriais elaborados durante o congresso.


A sessão desta segunda-feira foi a primeira de duas anuais para "analisar o progresso da economia no primeiro semestre de 2011 e o desenvolvimento do plano para atualizar o modelo econômico do país", segundo o Granma.
http://farm6.static.flickr.com/5227/5633669049_63f62d6873.jpg
A série de reformas, com mais de 313 itens, inclui a eliminação de mais de 1 milhão de empregos no setor público, o aumento dos salários pagos pelo Estado - que atualmente são em média de 18 dólares mensais -, e reduzem a participação estatal em áreas como agricultura, varejo, transporte e construção para priorizar as cooperativas e pequenas empresas.

Além disso, está prevista a revisão de leis que proíbem a venda de imóveis e veículos e a eliminação gradual de subsídios estatais para os setores energético, alimentício, entre outros. As viagens aos exterior também serão facilitadas, assim como será autorizada a abertura de pequenos negócios.

Entre as medidas também está a comercialização de moradias, o que significa a volta da propriedade privada à ilha. Com isso, pela primeira vez em 50 anos, os cubanos poderão comprar propriedades e terrenos.

De acordo com o segundo secretário do PCC, José Ramón Machado Ventura, citado pela agência de notícias cubana Prensa Latina, após a sessão um informe no qual são explicadas as ações realizadas pela organização foi emitido.

No documento, estão listadas as bases para a implementação dos Lineamentos da Política Econômica e Social e os mecanismos que serão utilizados para que o controle efetivo da atividade econômica seja realizado.

As mudanças, segundo o texto, ficaram a cargo da Comissão de Implementação, que entre as funções terá a missão de implementar um novo modelo de gestão nas empresas estatais de Cuba.

Esta é uma das iniciativas propostas desde 2008 pelo atual presidente da ilha, Raul Castro, que desde 2008, quando recebeu o poder do irmão, Fidel Castro, vem tentando impulsionar a economia cubana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário