ESPECIALMENTE PARA AS CRIANÇAS QUE SÃO FORMADORAS DE OPINIÃO E A SOCIEDADE DO FUTURO!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 18 de agosto de 2008 a lei nº 11.769, que torna obrigatória a disciplina de Música para o Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, três anos para adaptar seu currículo na área de artes. Para suprir a demanda de professores de Música, será necessária a formação de profissionais qualificados.
Pensando nisso, a UFPA, através do Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico, tem o curso de Licenciatura em Música nas ofertas de turmas em todo o Pará. Com a validação da lei, a tendência é que a procura por profissionais da área tenha um aumento e os professores da rede pública estejam preparados para assumir o desafio.
“Em Belém e em alguns municípios, já acontece o ensino de música em algumas escolas de maneira errada, em outras de maneira ainda muito tímida”, conta o professor José Maria Bezerra, coordenador do curso de Licenciatura em Música do Parfor/UFPA. Ainda segundo o professor, há escolas que estão propondo atividades musicais dentro de seu espaço, oferecendo o ensino de instrumentos musicais aos alunos em regime de oficinas, outras já usam a música como matéria curricular.
“As dificuldades hoje são as escolas e professores da educação musical se prepararem e se adaptarem para esta nova realidade”, explica o professor.
OFERTA
O curso de Licenciatura em Música é uma das 21 licenciaturas ofertadas pelo Parfor para formar professores da rede pública sem formação adequada. “No curso de Licenciatura em Música - Parfor, o aluno tem o ingresso diferenciado, dessa forma, podemos vir a ter alunos que já são músicos, ou técnicos ou práticos (autodidatas).
Podemos também ter alunos que nunca estudaram a linguagem musical”, explica o professor. Com base nessas especificidades, a coordenação do curso elabora um currículo voltado à prática, “sem esquecer de atividades que fundamentem este aluno, para que, em três anos, tenha o máximo de oportunidades para conseguir ter o domínio de um instrumento musical”, conta. “Nossos alunos estudam canto coral, flauta doce, violão e teclado, aprendem também como usar da melhor maneira estes recursos para melhor ensinar a música nas escolas.
O curso não pretende formar professores de instrumentos, formamos educadores musicais”, afirma o professor José Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário