Candiru, o terrível peixe-vampiro
Para os caboclos desta região, que possuem fama de corajosos e valentões, enfrentar uma onça pintada 'na unha', ou enfrentar uma vara de catitus ou um búfalo selvagem do Marajó, ou mesmo um jacaré-açu de quatro metros, não é temor maior que mergulhar nas águas barrentas de um rio ou, na tranquilidade refrescante de um insuspeito igarapé e, por 'descuido', encarar o muito temido candirú. Como tem gente, daqui mesmo, da região amazônica, que ainda não o conhece, apresentamos.Confiram a fera!
O candirú possui uma fileira de pequenos dentes afiados, feito lâmina de barbear. Penetra no anus ou na vagina daqueles que 'dejetam' nos rios. |
Foto do peixe retirado da uretra de um jovem de 23 anos |
Os índios têm um medo enorme desses animais e segundo estudiosos o peixe-vampiro é atraído pela urina de banhistas que nadam nus, podendo entrar no pênis, na vagina ou no ânus.
Após se alojar no local o candirú incha a parte de trás do corpo tornando a saída natural impossível. Se ele não for retirado através de uma cirurgia ocorrerá uma infecção que poderá causar choque e morte nas vítimas. Apesar disso não existe um caso confirmado de morte causada por esse peixe.
A sabedoria milenar que foi passada de geração em geração, ensinou aos pequenos índios, os curumins, que não se deve fazer nenhuma necessidade fisiológica nas águas do rio; estes procuram as árvores para depositar uréia e adubo orgânico, beneficiando a natureza.
O candirú, quando presente, não perdoa os que não cumprem esta regra. Os cara-pálidas que o digam...
*****O MILITANCIAVIVA é um dos melhores Blogs brasileiros da Amazônia.Adicione-se e seja mais um seguidor.*****
a pexe marvado!!!perA AI PESSOAR ISSO TUDO E VERDADE?? TA SERTO QUI NOSSA BEXIGA PARECE UM AQUARIO COMO E QUE ELE VAI VIVER LA SEM AR? EU HEIN! SARTEI DE BANDA!!
ResponderExcluireu acho que o CANDIRÚ deveria ser exterminado
ResponderExcluirEstive durante 11 anos no amazonas e desde que passei a conhecer os garimpos e as histórias desse povo o candiru não é mais temido que as arraias entre os índios e nem o povo ribeirinhas as arraias é que são as sombrações dos índios e dos ribeirinhos o candiru é uma assombração pros turistas e pros curiosos que ouve histórias dos caboclos cachaceiros e mentirosos.
ResponderExcluirVossa Excelência não sabe o que diz / escreve . Os cabouclos ou naturais da América do Sul , não são mentirosos ; e falam de experiência feita de milhões de anos ( muito antes dos cara - pálidos [ lá ] existirem) . Se Vocemessê e outros imperialistas os escutassem com a devida atenção , não teríamos tantas mortes 'misteriosas' nesse Amazónia - Rio.
Excluirnão devia mijar nos rios
ResponderExcluir