O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como a revista Veja transformou um jantar beneficente numa manifestação black bloc



É melhor entendê-los para combatê-los
por : Fabiano Amorim

O site da revista Veja, nesta quinta-feira (13), publicou uma matéria em que acusa o partido PSOL no Rio de Janeiro de estar entre os que financiam os Black Blocs, que são aqueles mascarados que se vestem de preto e saem nas manifestações destruindo lojas, bancos, pontos de ônibus, além de enfrentarem a polícia.
A acusação se torna ainda mais pesada neste momento, em que os dois rapazes, presos pela morte do cinegrafista Santiago Andrade da TV Bandeirantes, são acusados de fazerem parte do grupo Black Bloc.
A matéria do site, intitulada “Vereadores e delegado aparecem em lista de doadores dos Black Blocs”, logo de cara já faz a insinuação de que foram feitas doações a esse grupo específico.
A matéria se baseia numa planilha, divulgada pela ativista Elisa Quadros, conhecida por Sininho, em que aparece a lista de doadores para um evento chamado “Mais Amor, Menos Capital”, ocorrido em 23 de dezembro. Os jornalistas que fizeram a matéria admitem que nenhum vandalismo ocorreu nesse evento, mas ao mesmo tempo não fazem questão de dar muitos detalhes do que se trata.
Apenas no final da matéria, é mostrada uma informação sobre o que teria sido esse evento:
A assessoria do vereador Renato Cinco [...] confirmou a doação feita, mas negou que os 300 reais tenham sido destinados a black blocs. “O objetivo era oferecer um jantar natalino a moradores de rua na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Tanto que a lista inclui água, gelo, pão, rabanada e toalha papel”, afirma o comunicado. “O vereador e seu partido repudiam ações violentas”, acrescenta.
Reparem que, da forma como isso foi divulgado, os leitores ainda ficarão com dúvidas sobre o evento ter sido realmente um jantar. Mostram a declaração da assessoria do vereador apenas como uma versão. Nem ao menos foi mencionado na matéria se a informação era realmente verdadeira, como faria qualquer jornalista minimamente responsável.
Qualquer curioso, primeiramente procuraria saber que evento foi esse. Buscaria informações na internet e procuraria fotos do acontecimento. Fiz essa busca e encontrei o link do evento, que vocês podem acessar abaixo:
https://www.facebook.com/events/1383209528597400

Nenhum comentário:

Postar um comentário