O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Grã-Bretanha diz que se Escócia se separar, perderá a libra

LONDRES, 12 Fev (Reuters) - A Grã-Bretanha deve alertar os escoceses de que eles não poderão ter uma união monetária com o restante do Reino Unido se votarem pela independência em um referendo marcado para setembro, informou a imprensa local, citando fontes governamentais não identificadas.
 
O Partido Nacional Escocês, favorável à independência, quer manter a libra se o "sim" vencer a votação no dia 18 de setembro, mas o ministro das Finanças, George Osborne, deve rejeitar uma união monetária, informaram a BBC e o Guardian.

A posição de Osborne na questão monetária será ecoada por Ed Balls, porta-voz para finanças do Partido Trabalhista, e por Danny Alexander, chefe de finanças dos liberais-democratas, disse a imprensa local. Um porta-voz do Tesouro disse que não podia comentar imediatamente as informações.
 
Osborne disse anteriormente que o restante do Reino Unido pode não estar disposto a deixar a Escócia manter a libra enquanto o chefe do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que uma união monetária significaria que a Escócia teria que abrir mão de parte de sua soberania.
 
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que uma votação para romper com a união de 307 anos com a Inglaterra vai minar a influência global da Grã-Bretanha e pôr em perigo sua estabilidade política e financeira.



(Reportagem de Kate Holton e William Schomberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário