O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MILITAR ADMITE FARSA NA MORTE DE RUBEM PAIVA DURANTE A TRISTE, NOJENTA E INESQUECÉVEL DITADURA MILITAR

Militar admite farsa na morte de Rubens Paiva
"Fusca incendiado fez parte da montagem para encenar fuga de Rubens Paiva" 
Coronel reformado diz em depoimento à Comissão da Verdade do Rio que Exército montou a versão de que ex-deputado foi sequestrado por terroristas




OS PRESOS POLÍTICOS SOB CUSTÓDIA, ANTES DE SEREM ASSASSINADOS NOS PORÕES, ERAM ANTES  SUBMETIDOS A TORTURAS BESTIAIS POR AGENTES DO ESTADO.

Em depoimento à Comissão Estadual da Verdade do Rio, o coronel reformado Raimundo Ronaldo Campos admitiu que o Exército montou uma farsa para esconder a morte do ex-deputado Rubens Beirodt Paiva, que aparece na lista de mortos e desaparecidos do período da ditadura militar desde o dia 20 de janeiro de 1971.
Segundo o depoimento, divulgado ontem pelo Jornal Nacional, da TV Globo, na noite do dia 21 de janeiro daquele ano Campos e outros dois militares teriam recebido ordens de seus superiores para atirar na lataria de um Fusca e incendiá-lo em seguida, no Alto da Boa Vista, no Rio. A montagem era para sustentar a versão oficial de que, ao ser transportado por militares, o ex-deputado foi sequestrado por terroristas, que atearam fogo no carro.
Campos disse saber que se tratava de uma operação para "justificar o desaparecimento de um prisioneiro". Revelou também ter informações de que ele já estava morto.
Acusado de manter correspondência com exilados político, Paiva - que havia sido cassado em 1964 - foi preso em casa, diante de familiares. Militares da Aeronáutica o levaram e o entregaram ao Destacamento de Operações de Informações do 1.º Exército (DOI).
De acordo com a versão oficial, Paiva foi ouvido e em seguida conduzido de carro para fazer o reconhecimento de uma casa que funcionaria como aparelho subversivo. No caminho, foi sequestrado. Logo em seguida os militares se dirigiram à 19.ª Delegacia de Polícia, no Rio, e registraram a história.

O depoimento do coronel reformado não é o primeiro que põe em xeque a versão oficial. Em 1986, o ex-tenente Amílcar Lobo, que foi médico do Exército, disse à PF que tentou socorrer o prisioneiro - que, após torturas, estava em estado crítico.
No ano passado, a Comissão Nacional da Verdade divulgou um documento, encontrado na casa de um ex-comandante do DOI-CODI, coronel Molina Dias, que confirma a passagem de Paiva pela instituição.
Para Vera Paiva, filha do ex-deputado, "não há mais dúvida de que meu pai não é um desaparecido: ele foi assassinado e a cena do crime está ficando cada vez mais clara". Sobre o depoimento do coronel, comentou: "A gente agradece. É importante que mais gente faça isso. Interessa à família e ao Brasil, onde casos de tortura continuam sendo abafados por essa lógica de não se falar nada."

 Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário