O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Encontro histórico! - ministros da China e Taiwan se reúnem pela 1ª vez em 60 anos

Motivo do encontro foi para desenvolver relações entre ambos

Por: Agência Brasil
A primeira reunião entre ministros de Taiwan e da República Popular da China em mais de 60 anos começa hoje (11) em Nanjing, confirmando a distensão das relações entre os governos de Taipé e de Pequim. Wang Yu-chi, responsável do gabinete de Taiwan encarregado das relações com a República Popular da China, será o primeiro governante da ilha recebido no continente chinês desde o fim da guerra civil, em 1949.
A reunião, que vai até sexta-feira (14), é vista em Pequim como "um importante passo" para promover o desenvolvimento das relações por meio do Estreito de Taiwan e aprofundar a confiança política mútua. Esperamos e acreditamos que este importante passo aumentará a comunicação e a compreensão entre as duas partes", disse o porta-voz do Gabinete do Conselho de Estado chinês para os Assuntos de Taiwan.
A ilha onde se refugiou o antigo governo chinês após a tomada do poder pelo Partido Comunista e que continua a ostentar o nome de República da China (sem o adjetivo Popular) - é vista por Pequim como uma província da China e não uma entidade política soberana. Pequim defende a reunificação pacífica com Taiwan, segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau (um país, dois sistemas), mas ameaça "usar a força" se a ilha declarar a independência.
Apesar das persistentes diferenças políticas, as relações melhoraram muito desde 2008, quando o líder do Partido Nacionalista, Ma Ying-jeou, ganhou as eleições presidenciais em Taiwan, interrompendo oito anos de governo do Partido Democrático Progressista.
Em 2013, o comércio bilateral aumentou 16,7%, para US$ 197,2 milhões, o que equivale a mais de um terço das transações entre a China e a União Europeia, o maior parceiro comercial de Pequim. As ligações diretas, cortadas durante mais de meio século, foram entretanto restabelecidas.
No ano passado, o número de voos semanais subiu para 670, e 2,2 milhões de turistas do continente (mais 11% do que em 2012) visitaram a ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário