O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Povo norte-americanos cada vez mais anti-guerras




Os políticos americanos vão ter de conviver com uma nova realidade: seu povo está ficando hostil a guerras.
É o que mostra pesquisa Pew Research/USA Today.
As opiniões sobre a guerra do Iraque mudaram em 3 anos.
Enquanto que em 2011, na retirada das tropas, para a maioria, 56% x 33%, , o país atingira seus objetivos, agora a coisa virou: 52% x 37% acham que deu errado.
A análise da guerra do Afeganistão foi semelhante.
Em 2011, na euforia da morte de Bin Laden, a maioria dos americanos acreditava que guerra iria acabar bem. Não vai não, foi a opinião dominante – 52% x 38%- na pesquisa de 2013.
51%x 41% ainda dizem que foi correto atacar o Afeganistão, que se tornara um refúgio seguro para a al-Qaeda preparar seus atentados no exterior.
A opinião geral está mudando pois em 2006, muito mais gente pensava assim: 66%.
Quanto à guerra do Iraque, em si, o apoio da população desabou.
No ano da invasão, 75% dos americanos aplaudiram entusiasmados, acreditando na versão (provadamente falsa) de que Saddam Hussein tinha um programa militar nuclear.
Neste ano, a condenação do ataque venceu por 50% x 38%.

Obama não foi ouvido na pesquisa, mas todos conhecem sua opinião, manifestada até recentemente: a guerra foi errada mas é inegável que o Iraque agora está melhor do que antes.
Ele devia estar de brincadeira.
Com atentados diários, que já mataram mais de 7 mil pessoas, o Iraque está perto de uma guerra civil entre xiitas e sunitas, que antes da invasão americana viviam em paz.

Os resultados da nova pesquisa Pew/USA Today confirmam o desencanto do povo dos EUA em relação às guerras em que seu país tem se envolvido.
Visualiza-se uma tendência pacifista benéfica para o planeta inteiro.

Fonte: Olhar o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário