O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Presidente da Ucrânia alerta sobre uso da força após oposição tentar "tomar o poder"


KIEV, 19 Fev (Reuters) - O presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, alertou seus opositores nesta quarta-feira de que pode fazer uso da força contra eles, após o que chamou de tentativa de "tomar o poder" por meio de "incêndios e assassinatos".
 
Em um comunicado publicado na Internet nas primeiras horas do dia, enquanto manifestantes lutavam contra a tropa de choque da polícia no centro de Kiev. 
Yanukovich com o aliado russo, Putin.
Yanukovich destacou que havia evitado a violência desde o início dos protestos, insistindo em oferecer o diálogo e a possibilidade de eleições. Mas ele afirmou estar sendo pressionado por conselheiros a assumir postura mais dura.
 
"Sem nenhum mandato popular, ilegalmente e em violação da Constituição da Ucrânia, esses políticos --se é que posso usar esse termo-- têm recorrido a massacres, incêndios e assassinatos para tentar tomar o poder", afirmou o presidente.
 
"Eu pedi mais uma vez aos líderes da oposição... para rapidamente se distanciarem dessas forças radicais que estão provocando o derramamento de sangue e o confronto com a polícia. 
 
Ou, caso eles não queiram fazer isso, deveriam reconhecer que apoiam os radicais. E aí então haverá um tipo de conversa diferente com eles."
 
"Falando francamente, tenho assessores que estão tentando me convencer em direção a opções duras, ao uso da força. Mas eu sempre considerei o uso da força um erro. 
 
Há métodos melhores e mais efetivos --encontrando uma linguagem em comum... 
 
Persistentemente pedi às pessoas que evitassem ações radicais. Mas elas não escutaram", disse.
 
"Eu repito: ainda não é tarde demais para escutarmos um ao outro. Ainda não é tarde para evitar o conflito."
 
Yanukovich reiterou sua predisposição a organizar novas eleições e a aceitar o resultado caso a oposição vença. Mas ele disse que a oposição está presa a uma demanda de tomar o poder imediatamente.

(Reportagem de Pavel Polityuk e Alastair Macdonald)

Nenhum comentário:

Postar um comentário