O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Corporativismo de toga! - Luiz Fux mata no peito interpelação do PT contra Gilmar Mentes

Fux arquiva pedido de informações do PT sobre fala de Gilmar Mendes



Deu no G1, em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (12) arquivamento de uma interpelação judicial na qual o presidente do PT, Rui Falcão, pedia formalmente explicações a outro ministro da Corte, Gilmar Mendes .
Em declaração antes de uma sessão no tribunal na semana passada, Mendes levantou dúvidas sobre a arrecadação para o pagamento das multas impostas aos condenados no processo do mensalão.
A interpelação judicial é o instrumento utilizado por uma das partes para tentar esclarecer se o que a outra parte disse é ou não ofensivo. Com base em eventual resposta, a parte supostamente ofendida pode entrar no STF com queixa-crime sob alegação de injúria, calúnia ou difamação.
No exame prévio do caso, Fux considerou que a suposta ofensa, se tivesse ocorrido, não teria sido dirigida ao PT , mas sim a quem fez as doações (!!!) . Para o magistrado, caberia aos possíveis ofendidos protocolar uma ação.
"[O pedido] manifesta, portanto, a ilegitimidade ativa para a demanda, considerando que apenas os cidadãos cuja honra poderia ter sido atingida gozariam de legitimidade para requerer, individualmente, o pedido de explicações. [...] Impossível, na hipótese, cogitar de legitimidade coletiva por parte da agremiação partidária, que não pode substituir em juízo seus associados", entendeu o ministro Luiz Fux. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário