O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Investidor estrangeiro não deve ter medo do Brasil, afirma Lula em NY


 Diante de uma plateia de investidores americanos e empresários brasileiros ontem, em Nova York, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou convencer os estrangeiros de que não é preciso ter medo de colocar o seu dinheiro no Brasil.

No dia anterior, o Fed (banco central americano) colocou o país como o segundo emergente mais vulnerável a choques externos. Entre 15 nações, o Brasil só perde em "fragilidade" para a Turquia.
Lula, no entanto, disse aos investidores que as recentes previsões de economistas sobre a vulnerabilidade do Brasil têm sido exageradas e destacou o crescimento do país nos últimos 11 anos -desde que o Partido dos Trabalhadores assumiu a Presidência.
"A principal mensagem de Lula foi: vocês não precisam ter medo de investir no Brasil", disse à Folha, no fim do evento, um empresário que não quis se identificar.
Como a palestra foi fechada a membros do Americas Society e do Council of the Americas (responsáveis pelo evento) e a convidados, a maioria dos participantes não quis comentar a fala de Lula.

O Council reúne representantes de importantes bancos dos EUA e do mundo, como JPMorgan, Bank of America, Citi e Santander, além de grandes empresas (Microsoft, GM e Boeing, por exemplo).
Segundo um empresário de um grande banco que esteve presente à palestra, Lula ofereceu uma visão "muito positiva" e "confiante" sobre a economia brasileira.
Para ele, o ex-presidente foi "bastante convincente".
Lula, contudo, não destacou aos convidados números que evidenciassem a aparente tranquilidade da economia brasileira relatada por ele.



Em janeiro, o FMI voltou a reduzir a previsão de crescimento do PIB do país para 2014: para 2,3%, 0,2 ponto percentual menos do que na estimativa anterior.
Em 2013, o Brasil também registrou um rombo histórico nas suas contas externas de US$ 81,4 bilhões -isto é, 3,66% do PIB, o pior resultado desde 2001.
Entre os indicadores usados pelo BC dos EUA para medir a fragilidade dos emergentes, estão o tamanho das reservas externas em relação ao PIB, a dívida bruta do governo na comparação com o PIB e a taxa média de inflação nos últimos três anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário