O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SUÍÇOS QUEREM LIMITAR ENTRADA DE IMIGRANTES NO PAÍS

Neo-nazistas tomaram o poder na Suíça


Nas urnas, 50,3% da população dizem "sim" à proposta de partido populista de direita contra a "imigração em massa" na Suíça. 

Principais afetados serão cidadãos europeus. Acordos com a UE agora devem ser renegociados.

Por uma maioria bastante apertada, apenas 50,3%, os suíços aprovaram neste domingo (09/02) a iniciativa "contra a imigração em massa", proposta pelo populista de direita Partido Popular Suíço (SVP), que pretende limitar o número de imigrantes no país. O governo em Berna tem agora um prazo de três anos para elaborar regras mais rígidas a fim de coibir a fixação de estrangeiros na Suíça, medida que deverá afetar principalmente cidadãos da União Europeia (UE).
 
O governo também deverá realizar mudanças no acordo de livre circulação de pessoas, assinado em 1999 com a União Europeia. Não existem números concretos sobre o limite da imigração. A iniciativa prevê, no entanto, que o contingente migratório deve considerar "os interesses econômicos" do país.
 
Em Bruxelas, a UE já havia anunciado que não iria aceitar uma infração de acordos vigentes. Por esse motivo, a Comissão Europeia já colocou em questão o acesso privilegiado da Suíça ao mercado único do bloco.
Bastante popular
Desde que o acordo de livre circulação de pessoas entre a Suíça e a UE entrou em vigor, no ano de 2002, cerca de 80 mil cidadãos do bloco europeu vêm se estabelecendo anualmente na Suíça – dez vezes mais do que o esperado pelo governo em Berna.
Atualmente, a república alpina conta com 8,1 milhões de habitantes e uma porcentagem de estrangeiros que gira em torno de 25% – cifra três vezes maior do que a da Alemanha. Aproximadamente 1,25 milhão dos estrangeiros na Suíça são provenientes de países da UE. A maioria vem da Itália e da Alemanha.

O SVP, o partido mais forte no Parlamento, acusa o governo de ter perdido o controle sobre as regras de imigração. Isso teria levado a consequência fatais, afirma o SVP, como baixos salários para trabalhadores locais, sobrecarga dos sistemas de saúde, educação, transporte, como também à falta de moradias, urbanização exacerbada e uma queda generalizada da qualidade de vida.

 No entanto, a imigração de mão de obra especializada vinda de países próximos, juntamente com a vantajosa norma que garante livre acesso das empresas suíças ao gigantesco mercado europeu, são considerados os principais fatores que impulsionaram o crescimento econômico da Suíça nos últimos anos. Metade das exportações do país tem como destino países da UE.


CA/afp/dpa

DW.DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário